sábado, 26 de julho de 2014

Você cidadão, sabia que já pode fazer um Boletim de Ocorrência via Online?


Muitos ainda desconhecem que não precisam ir até uma Delegacia de Policia para fazer o registro de alguns boletins de ocorrências. A Delegacia Eletrônica da Secretaria de Segurança de São Paulo permite ao cidadão fazer um Boletim de Ocorrência On-line.

- Que tipo de ocorrência eu posso registrar pela Delegacia Eletrônica?
Ocorrências sobre desaparecimento de pessoa; roubo ou furto de veículo; ameaça; roubos em que não haja danos ou vítima de lesão corporal e morte; furto ou perda de documentos; furto ou perda de celular; furto ou perda de placa de veículo; encontro de pessoa desaparecida; injúria, calúnia ou difamação; e casos de acidente de trânsito sem vítima.

Casos de roubo ou furto a estabelecimento comercial ou bancário, roubo ou furto a residência e roubo ou furto de carga NÃO poderão ser registrados via Delegacia Eletrônica.

- Não possuo e-mail, ainda assim, posso registrar uma ocorrência pela internet?
É obrigatório o fornecimento de um e-mail para o recebimento do boletim eletrônico.

Caso não possua um e-mail próprio, poderá indicar o e-mail de uma pessoa de sua confiança.

- É necessário comunicar a polícia sobre a recuperação de documentos perdidos que tenham sido mencionados em boletim de ocorrência?
Não.O Boletim de Ocorrência sobre perda de documentos não gera investigação policial, pois não houve crime. Em caso de recuperação, não é necessário comunicar a polícia.

- Encontrei o documento roubado, furtado ou perdido. O que devo fazer?
Caso tenha registrado o (a) roubo/furto/perda de RG emitido pelo Estado de São Paulo, será necessário providenciar a segunda via, pois o Boletim de Ocorrência gera o bloqueio irreversível do documento. Ou seja, mesmo quando recuperado, não poderá ser reutilizado.

- A Polícia comunica o roubo, furto ou perda de documentos à Receita Federal, bancos, instituições comerciais e/ou de proteção ao crédito?
Não. A comunicação fica a critério exclusivo do titular dos documentos roubados, perdidos ou furtados.

- Qual tipo de informação eu devo registrar no campo “detalhe da ocorrência”?
Registre todas as informações que possam ajudar a solucionar o caso, devem ser informadas neste campo, incluindo uma breve descrição das características do local, das circunstâncias e das pessoas envolvidas. Este campo não é solicitado em registros de perda.

Para fazer seu Boletim eletrônico basta acessar:
Quando abrir a tela do site acima, vai aparecer do lado direito um painel contendo todos os tipos de ocorrências que são atendidas pela delegacia eletrônica. Basta clicar qual delas é de sua necessidade.

Após clicar, aparecerão algumas informações e no final delas, você deve clicar em Prosseguir e responder todas as perguntas até o encerramento do boletim de ocorrência eletrônico.

A Delegacia Eletrônica de Polícia Civil do Estado de São Paulo foi criada pela Portaria DGP de 04/02/2000 e destina-se ao registro de alguns tipos de boletins de ocorrência pela internet.

Para outras ocorrências, o interessado deverá procurar pessoalmente a Delegacia de Polícia mais próxima do local onde ocorreu o fato ou da própria residência.

As investigações sobre crimes registrados em boletins eletrônicos são realizadas pelas delegacias de polícia das áreas ou municípios onde ocorreram os fatos.

Esclarecemos que este serviço está disponível apenas para o registro de fatos ocorridos no Estado de São Paulo.

A Delegacia Eletrônica adverte que falsidade ideológica e falsa comunicação de crime também configuram crimes, conforme previsão no artigo 299 e 340, respectivamente, do Código Penal Brasileiro. O usuário poderá receber a visita de policiais civis, devidamente identificados, para entrevista pessoal sobre o delito notificado.

PS: Informações colhidas através do site da Secretaria de Segurança Pública.




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