terça-feira, 29 de abril de 2014

CADELA ENCONTRADA




Foi encontrada ontem (28/04) uma cachorra mestiça Basset, cor preta com marron, esta no cio.

A cachorra foi encontrada próxima da escola Hilda, esta muito bem tratada, deve ter escapado de alguma residência próxima.

Quem perdeu ou souber a quem pertence, por favor, entrar em contato urgentíssimo pelo telefone 99605.6573.

Caso não apareça o proprietário nos próximos dias será colocada para adoção. Quem tiver interesse pode entrar em contato.



CÃO DESAPARECIDO

Foto ilustrativa
Desapareceu no ultimo domingo (27/04) um cachorrinho da raça Pinscher, numero 3, orelha caída, sem rabo, cor preto e atende pelo nome de paçoca.

Ele desapareceu no Jardim Colina, tinha uma correntinha no pescoço e foi visto nas imediações da escola Colinas na segunda-feira (28/04) de manhã.

A família esta desesperada a procura desse cachorrinho por que tem uma criança muito apegada à ele que esta adoentada.

Quem encontrou ou souber quem possa estar com o animal, por favor, entrar em contato urgente pelos telefones 99605.6573 ou 3278.2787.

Por não possuírem foto a foto abaixo é meramente ilustrativa porque se parece muito com o cão desaparecido.




NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu nesta Terça-Feira (29/04) o senhor CARLOS GOMES VIEIRA, conhecido carinhosamente como “Carlo Carreta”, pai do martelo, com 68 anos de idade, morador no Bairro Jardim Pinheiro.

Seu corpo esta sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará hoje (29/04), às 16 horas, no Cemitério São João Batista, no centro de  Pilar do Sul.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz de Pilar do Sul







NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu nesta Segunda-Feira (28/04) o senhor JOSÉ VICENTE DE PAIVA, com 64 anos de idade, morador no Bairro Centro.

Seu corpo esta sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará hoje (29/04), às 17 horas, no Cemitério São João Batista, no centro de  Pilar do Sul.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz de Pilar do Sul








segunda-feira, 28 de abril de 2014

Inscrições abertas para os cursos das oficinas culturais na Secretaria de Cultura


Estão abertas as inscrições das Oficinas Culturais da Sectur 2014 para diversas áreas. 

Gratuitamente aulas de música através da oficina de cordas com aulas de violão, viola e cavaquinho; aulas de sopro, percussão, canto e iniciação artística, coral, flauta e teclados, coreografia, teatro, dança contemporânea, dança gaúcha, artes visuais (desenho e pintura), artes plásticas e capoeira, também em parceria com a SELJ aulas de aeróbica e artes marciais.

As oficinas culturais acontecerão em diversos pontos da cidade, como forma de descentralizar suas atividades e colaborar com as atividades culturais desenvolvidas pelas entidades assistenciais que trabalham com crianças e adolescentes como AACA, Somos da Paz, Aproapi e APAE, assim também como a Associação Musical Lira Pilarense que oferta diversos cursos de música com apoio da Prefeitura Municipal.

Maiores informações podem ser obtidas na sede da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo).

Confira os endereços e telefones:
- Espaço Cultural e Turístico: Av. Miguel Petrere, 276 - Fone 3278-4525
- Casa da Cultura: Rua Benedito José de Carvalho, 78 - Fone 3278-3676
- Biblioteca Municipal: Rua Major Euzébio de Moraes Cunha, 297 - Fone 3278-4248
Ou através do email: sectur.pilar@hotmail.com

Fonte: Secom/PMPS


Denúncia anônima aponta uma jovem e uma adolescente envolvidas com droga, na periferia de Pilar do Sul



A Polícia Militar de Pilar do Sul foi avisada por denúncia anônima (telefone 190), que uma moça vendia droga na periferia daquela cidade, em companhia de uma adolescente.

No início da noite de domingo (27/04), os policiais militares cabo Paulo Sérgio e o soldado Perin foram averiguar a denúncia e lograram êxito em encontrar drogas com a adolescente I.C.N.R de 14 anos, e com sua amiga J. R. da C. 19 anos. As duas foram abordadas na Rua Noel Pereira da Silva, Jardim Pinheiro.

Após encontrar drogas e a quantia de R$ 107,00, os policiais seguiram até a residência da maior, no Jardim Pinheiro, e encontraram mais substância tóxica, totalizando 08 porções de maconha e 20 pinos de cocaína. As drogas foram apreendidas e ambas apresentadas na delegacia; a menor foi encaminhada para a Fundação Casa em Sorocaba, e a maior encaminhada para a cadeia pública de Votorantim (artigo 33 da lei 11.343/2006).

Fonte: Blog Toni Silva Sorocaba

sábado, 26 de abril de 2014

Pilar do Sul recebe mais quatro médicos cubanos do Programa Mais Médicos

Flora, Juan Carlos, prefeita Janete, Eduardo, Carlos Alberto e Gretel
A prefeitura de Pilar do Sul recebeu na última terça-feira (22) mais quatro médicos do Programa Mais Médicos do governo federal. Os novos profissionais, dois homens e duas mulheres, todos cubanos, irão se juntar ao Dr. Juan Carlos Suarez Leon, também cubano, que já atua no município desde dezembro do ano passado, totalizando cinco médicos do Programa Mais Médicos na cidade.

Os médicos foram recepcionados pela prefeita Janete Carvalho (PSDB), pelo secretário municipal de saúde, Dalton Pagianotto, pelo vice-prefeito Angelo Paiotti e por membros do Conselho Municipal de Saúde, no gabinete da Prefeitura Municipal.

Os novos médicos são: Carlos Alberto Pulgar Taneque, 51 anos, formado em medicina há 23 anos; Eduardo Duran Rojas, 45 anos, graduado há 22 anos; Flora Esther Matias Foster, 28 anos, formada há cinco anos; e Gretel Nuria Remon Perez, 27 anos, formada há quatro anos, todos com atuação em diversas missões médicas internacionais em países da América do Sul e da África e possuem longa experiência na área de atendimento às famílias. Eles passarão por um período de acolhimento, ambientação e conhecimento da estrutura da rede básica de saúde do município.

Segundo Dalton Pagianotto, os profissionais atuarão, no Programa Saúde da Família (PSF) e na atenção básica, a partir do mês de maio, quando forem expedidas os seus registros profissionais pelo Ministério da Saúde.“Inicialmente iremos alocar dois médicos no PAM (Posto de Atendimento Médico), do Jardim Nova Pilar, outros dois no Posto de Saúde Terezinha de Moraes Arsila (Santa Cecília), e um no Centro de Saúde (Centro)”, disse Pagianotto.

O secretário de saúde informou que os médicos trabalharão oito horas por dia, de segunda a sexta-feira, atendendo a população nos postos de saúde da Rede Básica de Saúde, sem limites de atendimento e com dedicação exclusiva ao município. Dalton ressaltou que os médicos cubanos vêm somar aos 12 médicos do quadro que já atuam na rede básica e que, dessa forma, espera suprir a demanda de atendimento e atenção básica existente na cidade. “Nosso objetivo é oferecer um atendimento de saúde a contento da população”, disse Dalton.

A prefeita Janete comemorou a chegada dos médicos cubanos e ressaltou os avanços na área de saúde. “A vinda desses profissionais vem somar a todos os esforços que estamos fazendo para melhorar o serviço de saúde pública no município. Aumentamos o repasse de verba para a contratação de mais médicos para a Santa Casa e conseguimos mais cinco ambulâncias 0km”. Janete ressaltou os convênios com os governos federal e estadual que possibilitou diversas conquistas para o setor. “Por isso, eu reafirmo que saúde é prioridade no meu governo”.

Desde o início do mandato, à apenas 16 meses, a Secretaria de Saúde ampliou as vagas de exames médicos nos AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) de Itú, Itapetininga e Sorocaba, e de atendimentos nos Postos de Saúde e na Santa Casa, além de desenvolver um trabalho focado na atenção básica e na medicina preventiva, com as equipes do Programa de Saúde da Família (PSFs). “Eu parabenizo o trabalho de todos da secretaria de saúde, porque desde o início do nosso mandato já conseguimos avançar bastante e melhorar o serviço público nesse setor”, disse a prefeita.

O município arcará com a hospedagem e alimentação dos médicos cubanos, enquanto que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, arcará com os salários de R$ 10 mil dos profissionais, que atuarão durante três anos no município.

MAIS MÉDICOS - O Programa Mais Médicos do Governo Federal faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para a população.

A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

Fonte e foto: Setor de Comunicação/Prefeitura Municipal de Pilar do Sul


Moradora tem a casa apedrejada em Pilar do Sul


Vitro da cozinha onde uma das pedras foi atirada

A moradora de uma residência no bairro Jardim Primavera/Marajoara teve sua casa apedrejada na noite desta sexta-feira (25/04).

Ana Paula Vieira informou que por volta das 23 horas da sexta-feira passada, estava em sua residência em companhia dos filhos, quando ouviu que pedras estavam sendo atiradas contra sua residência.

Conforme mostram as fotos, algumas pedras atingiram a porta de entrada da sala atingindo também a parede acima do batente, onde foi arrancado um pedaço do concreto.

Outras pedras atingiram o vitro da cozinha onde ficou danificado, a pedra que permaneceu no chão, atingiu também a parede de dentro da cozinha.

A moradora disse que desconhece o porquê dessa atitude por parte de desconhecidos, afirma ela que sempre teve um excelente relacionamento com todos e não acredita ter nenhum inimigo que possa ter feito tão ato.
Pedra que ficou no chão da cozinha da casa
Parede de dentro da cozinha
Porta da entrada da casa
Batente acima da porta de entrada



quarta-feira, 23 de abril de 2014

BURACOS... SÓ BURACOS


Parece que os buracos em Pilar do Sul resolveram brotar no asfalto.

Agora é impossível transitar por uma única rua, sem que se tenha que cair em um deles.

Moradores do Bairro Santa Cecília dizem que a qualquer momento, vai acontecer alguma coisa muito grave entre as ruas Don José Carlos de Aguirre com a Joaquim das Neves Lobo.

Nesse cruzamento, existem dois buracos que estão sempre cheios de água, quando o motorista percebe que é um buraco, pronto, já caiu com a roda dentro.

Isso vem causando grande transtorno aos motoristas existe o desgaste do veículo com peças devido o impacto que esses veículos vêm sofrendo pelos buracos existentes em toda a parte do município.

“Não adianta somente fazer a operação tapa buraco, hoje fecham, amanhã com uma simples chuva lá aparece ele novamente. É necessário fazer um trabalho correto para que possamos ter mais tranquilidade ao andarmos com nossos veículos pelas ruas” desabafa o motorista cansado do prejuízo com a troca de peças em seu veículo.


Mas esse não é um privilégio dos moradores do bairro Santa Cecília, outros moradores também reclamam de que esta ficando cada dia mais impossível andar com seu veículo em qualquer Rua de Pilar do Sul. 

Falta de calçamento e calçadas danificadas causam transtornos à população


A meses os munícipes de Pilar do Sul vem reclamando sobre a falta de calçamento, inclusive em terrenos públicos e as calçadas danificadas que existem desde o centro da cidade até a periferia.

As fotos que estão sendo mostradas são apenas de alguns bairros, mas na realidade quase que todas as ruas tanto no centro como nos demais bairros estão em estado de calamidade.

Principalmente os idosos e pessoas deficientes, que fazem uso de cadeiras de roda e muletas, dizem que não conseguem mais circular pelas ruas porque o perigo é muito grande, se desviarem das calçadas são obrigados a andarem pelas ruas e com isso, correm o risco de serem atropelados. Este blog já fez uma matéria sobre o mesmo assunto no ano passado, mas, parece que até este momento não causou nenhum constrangimento ou chamou a atenção dos atuais responsáveis pelo setor.

Onde estão os fiscais para fiscalizarem e cobrarem dos proprietários dos lotes e casas, para que construam ou reformem suas calçadas? Obviamente, também cabe à prefeitura fazer sua lição de casa, ou seja, colocar calçamento em lotes que são de sua responsabilidade.














Ruas dos bairros Jardim Ipê, Santa Cecilia, Estadio Municipal

terça-feira, 22 de abril de 2014

CACHORRA DESAPARECIDA Jardim Nova Pilar


Agradecemos o apoio de todos que muito vem colaborando com este espaço de utilidade pública. Graças aos internautas muitos animais aqui publicados e divulgados na rede social já foram encontrados.

Vamos continuar abrindo espaço para este serviço de grande importância porque, ainda existem pessoas que consideram seus animais como membros da própria família, quando esse ente querido desaparece, ficam desesperados à sua procura.

Esta cachorrinha se chama “Bolota”, tamanho médio. Desapareceu nesta Terça-Feira (22/04) entre 13 e 15 horas, de sua residência no Bairro Nova Pilar, próximo a escola Hilda e posto de saúde.

Ela é branca com manchas pretas, quem souber de seu paradeiro ou quem possa estar com ela, por favor, entrar em contato pelos telefones (15) 99605.6573 Sueli, (15) 99682.9787 Cibele ou (15) 99852.2838 Rafaela.

A família esta desesperada a sua procura.

Feriado prolongado traz diversas ocorrências em Pilar do Sul

O feriado prolongado da sexta-feira santa, Domingo de Páscoa e Tiradentes deixou muitas ocorrências para a Policia Militar de Pilar do Sul, entre tantos estes foram alguns que circularam nos blogs.

Furto em residência no Bairro Reunidas, em Pilar do Sul
Um homem saiu de sua residência por volta das 18h, na Rua João Nunes de Proença, Bairro Reunidas, em Pilar do Sul, e retornou às 22h. Mas, ficou surpreso com o cenário encontrado no interior da casa.

Ladrões arrombaram uma porta do fundo e subtraíram diversos objetos: roupas masculinas e femininas, roupas de cama, relógio de pulso, rádio portátil, Notbook e televisor 32 polegadas. O furto qualificado ocorreu segunda-feira (21/04). O caso está registrado na polícia daquele município.
Fonte: Blog Toni Silva Sorocaba

Assalto ousado na zona rural de Pilar do Sul
Dois criminosos encapuzados e armados com revólveres chegaram em uma motocicleta de cor azul, e atacaram um sitiante que estava fora de seu veículo, na Estrada Vicinal do Bairro Morro Grande, na zona rural de Pilar do Sul.

Os delinquentes apontaram as armas e exigiram dinheiro, a vitima entregou a quantia de R$ 150,00. Após o roubo, os criminosos fugiram. O assalto ocorreu por volta do meio-dia de segunda-feira (21/04).

A vitima contatou com a Polícia Militar e esta enviou uma viatura que realizou diligência pelo referido bairro e adjacência, no entanto não conseguiu localizar os ladrões. O roubo ousado está sendo investigado pela polícia daquele município.
Fonte: Blog Toni Silva Sorocaba

Motocicleta é furtada no Jardim Nova Pilar
Uma motocicleta Honda CG 125 Titan foi furtada na madrugada desta segunda-feira (21) na avenida Antonio Lacerda, em frente aos boxes de lanches, na entrada do Jardim Nova Pilar.

Segundo a vítima B.R.R., de 50 anos, ele deixou o veículo estacionado no local por volta de 21h de ontem e quando retornou três horas depois, já na madrugada de hoje, percebeu que o veículo havia desaparecido.

A motocicleta é modelo ano 1997, vermelha, placa CNF-4624/Pilar do Sul. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar.
Fonte: Blog Sérgio Santos

Acidente entre Pilar e São Miguel mata uma pessoa e deixa sete feridas
Acidente envolvendo dois veículos na altura do km 152 da Rodovia Nestor Fogaça (SP 250), entre Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo deixa saldo de sete pessoas feridas e outra pessoa morta.

As vitimas sobreviventes são moradoras de Salto de Pirapora: Fabiano João Valin, sua esposa Sheila Borges, e as crianças, Monise da Costa Nascimento de 10 anos, e Jéssica Maiara da Silva de 5 anos. Este Informativo Online não conseguiu os nomes das demais vitimas sobreviventes

Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência levou as vitimas ao pronto-atendimento da Santa Casa de Pilar do Sul. Os policiais rodoviários tiveram dificuldade em colher depoimento das vitimas, talvez pelo abalo emocional que elas sentiram. Os ocupantes dos veículos são amigos.

As crianças apresentaram fratura, por esse motivo aguardavam transferência ao pronto-socorro do Hospital Regional de Sorocaba. A colisão traseira seguida de capotamento entre um Celta com placa de Salto de Pirapora e um Gol com placa de Pilar do Sul, ocorreu no final da noite de domingo (20/04). 

Lourival do Nascimento, 55 anos, residente num sitio do Bairro Ressaca, divisa de Salto de Pirapora com Sarapuí, era passageiro do Gol, que transitava à frente do Celta, o homem foi arremessado para fora do Gol, e morreu antes de ser socorrido.
Fonte: Blog Toni Silva Sorocaba

Ladrões furtam armas em bairro rural de Pilar do Sul
Mediante arrombamento, ladrões invadiram uma casa no “Sitio Cascata” situado no Bairro Paineiras, na área rural de Pilar do Sul e, subtraíram equipamentos, ferramentas elétricas, uma garrucha calibre 38, uma espingarda calibre 32 e um revólver calibre 32.

A moradora do sitio afirma que saiu de sua casa no final da manhã de sábado (19/04), retornou à noite e percebeu o arrombamento e a falta dos objetos. A polícia investiga o crime.
Fonte: Blog Toni Silva Sorocaba

Rapaz furta moto em Pilar do Sul, mas é preso no Cocais
 No início da tarde de sábado (19/04), um rapaz furtou uma motocicleta Honda CG 125 de cor verde, no Bairro Nova Pilar, periferia de Pilar do Sul, e saiu com o veículo em direção a Sarapuí, mas ao perceber o furto, a vitima acionou a Polícia Militar de Pilar do Sul, e esta acionou a Polícia Militar de Sarapuí.
  
Uma guarnição formada por cabo Natanael e soldado Noronha avistou o veículo parado no Bairro Cocais em Sarapuí, o indivíduo tentou fugir, porém não obteve êxito sendo detido. Moises Nunes da Silva de 23 anos, residente na Rua Gabriel Ribeiro de Paiva, Jardim Pinheiro, em Pilar do Sul foi levado ao Distrito Policial de Sarapuí.

O delegado Aguinaldo Nogueira Ramos prendeu o indivíduo como incurso no artigo 155 do Código Penal (furto). Ele seria encaminhado ao presídio de Capão Bonito. A motocicleta já foi entregue ao proprietário.
Fonte: Blog Toni Silva Sorocaba

Dois presos em Pilar do Sul acusados de envolvimento com droga
Denúncia anônima via telefone de urgência da Polícia Militar (190), apontou dois homens consumindo drogas, no interior de um veículo Lifan de cor verde metálica, placa CCF 3220, na Rua Dom José Carlos de Aguirre, Bairro Santa Cecília, periferia de Pilar do Sul.

Uma guarnição formada pelos soldados Denis e Donizete se dirigiu ao local e abordou o veículo, localizando uma sacola plásticas debaixo do banco contendo 111 gramas de maconha. A droga foi apreendida, e os dois homens foram detidos e apresentados na delegacia daquela cidade.

Ederson Maicon de Lima está preso sob acusação de tráfico de droga (artigo 33 da lei 11.343/2006), e Agnaldo Rosa Santos foi recolhido na prisão por associação ao tráfico de droga (artigo 35 da mesma lei). Ederson tem passagem por 171 (estelionato).

Agnaldo tem passagem pelos artigos 147 (ameaça), 155 (furto), 157 (roubo) e 288 (formação de quadrilha). O caso aconteceu na quinta-feira à noite (17/04).
Fonte: Blog Toni Silva Sorocaba


Governo do Estado entrega 39 veículos escolares para região


Todos os ônibus e micro-ônibus são adaptados para cadeirantes e vão renovar as frotas de veículos para o transporte de alunos.

Vão receber os veículos as cidades de Alambari, Anhembi, Araçoiaba da Serra, Bofete, Capela do Alto, Cerquilho, Conchas, Guareí, Iperó, Itapetininga, Jumirim, Laranjal Paulista, Pereiras, Pilar do Sul, Porangaba, Quadra, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Tatuí, Tietê e Torre de Pedra.

“Essa é uma ótima notícia para os municípios da região, nosso trabalho é esse fazer a gestão no encaminhamento de recursos que auxiliam o trabalho dos prefeitos” comentou a deputada Maria Lúcia Amary.


Fonte: Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Assalto ousado na zona rural de Pilar do Sul




Dois criminosos encapuzados e armados com revólveres chegaram em uma motocicleta de cor azul, e atacaram um sitiante que estava fora de seu veículo, na Estrada Vicinal do Bairro Morro Grande, na zona rural de Pilar do Sul.

Os delinquentes apontaram as armas e exigiram dinheiro, a vitima entregou a quantia de R$ 150,00. Após o roubo, os criminosos fugiram. O assalto ocorreu por volta do meio-dia de segunda-feira (21/04).

A vitima contatou com a Polícia Militar e esta enviou uma viatura que realizou diligência pelo referido bairro e adjacência, no entanto não conseguiu localizar os ladrões. O roubo ousado está sendo investigado pela polícia daquele município.


NOTA DE FALECIMENTO




Faleceu neste Domingo (20/04), o senhor LOURIVAL DO NASCIMENTO com 55 anos de idade, morador no Bairro da Ressaca em Salto de Pirapora.

Seu corpo esta sendo velado no velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará nesta Terça-Feira 22/04, as 08:00 horas, no Cemitério Jardim das Acácias em Pilar do Sul.
                                  
A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Organização Lemes Funerária


Acidente entre Pilar e São Miguel mata uma pessoa e deixa sete feridas


Acidente envolvendo dois veículos na altura do km 152 da Rodovia Nestor Fogaça (SP 250), entre Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo deixa saldo de sete pessoas feridas e uma pessoa morta.

As vitimas sobreviventes são moradoras de Salto de Pirapora: Fabiano João Valin, sua esposa Sheila Borges, e as crianças, Monise da Costa Nascimento de 10 anos, e Jéssica Maiara da Silva de 5 anos. Este Informativo Online ainda não conseguiu os nomes das demais vitimas sobreviventes

Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência levou as vitimas ao pronto-atendimento da Santa Casa de Pilar do Sul. Os policiais rodoviários tiveram dificuldade em colher depoimento das vitimas. Os ocupantes dos dois veículos são amigos.

As crianças apresentaram fratura, por esse motivo aguardavam transferência ao pronto-socorro do Hospital Regional de Sorocaba. A colisão traseira seguida de capotamento entre um Celta com placa de Salto de Pirapora e um Gol com placa de Pilar do Sul, ocorreu no final da noite de domingo (20/04). Lourival do Nascimento era passageiro do Gol, que transitava à frente do Celta, o homem foi arremessado para fora do Gol, e morreu antes de ser socorrido.


Fonte: Blog Toni Silva Sorocaba

domingo, 20 de abril de 2014

NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu neste Domingo (20/04) a senhora MARIA EMILIA DAS DORES DIAS com 75 anos de idade, moradora no Bairro Santa Helena.

Seu corpo esta sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará amanhã (21/04), em horário e cemitério ainda não definido pela família.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz de Pilar do Sul






NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu neste Domingo (20/04) a senhora MARIA DE GÓIS VIEIRA com 85 anos de idade, moradora no Bairro do Turvinho.

Seu corpo esta sendo velado na Igreja Presbiteriana do Turvinho.

Seu sepultamento se dará amanhã (21/04), às 13 horas, no Cemitério da Paineira.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz de Pilar do Sul






NOTA DE FALECIMENTO


Foto da família Penteriche

Faleceu neste Domingo (20/04) a senhora MARIA VIDAL PENTERICHE com 74 anos de idade, moradora no Bairro Centro.

Seu corpo esta sendo velado no velório municipal.

Seu sepultamento se dará hoje (20/04), às 13 horas, no Cemitério São João Batista.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz de Pilar do Sul







sábado, 19 de abril de 2014

NOTA DE FALECIMENTO



Faleceu neste Sábado (19/04), o senhor NICANOR DE OLIVEIRA, com 67 anos de idade, morador no Bairro do Pinhal, zona rural de Pilar do Sul.

Seu corpo esta sendo velado no velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará amanhã (Domingo) 20/04, às 10hs, no Cemitério Jardim das Acácias em Pilar do Sul.
                                  
A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Organização Lemes Funerária


NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu neste Sábado (19/04) a senhora MAURILIA DA SILVA MORAES, com 61 anos de idade, moradora no Bairro Douradinho em Piedade.

Seu corpo esta sendo velado na residência.

Seu sepultamento se dará amanhã (20/04), em horário não definido, no Cemitério de Piedade.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz de Pilar do Sul






CACHORRA ENCONTRADA EM PILAR DO SUL


Foi encontrada neste sábado (19/04), próximo ao Supermercado Economix, no Bairro Jardim Marajoara, uma cachorrinha da raça Poodle, cor preta com alguns pelos brancos devido a idade, tamanho pequena.

A cachorrinha esta muito bem tratada e deve ter escapado de alguma residência próxima.

Quem souber a quem pertence por favor, entrar em contato urgente pelo telefone (15) 99605.6573.

Informamos que a Associação Protetora dos Animais “Anjos Sem Asas”, não possui abrigo para animais encontrados, por isso, caso não apareça o dono nos próximos dias, será colocada para adoção.


Produtores de uva investem em nova variedade da fruta em Pilar do Sul

Principal característica da fruta é o maior nível de doçura
Produtores rurais apostam na variedade da uva pilar moscato 
(Foto: Carlos Alberto Soares / TV TEM)
Uma mutação espontânea da uva itália fez surgir uma nova variedade da fruta em Pilar do Sul (SP).

A principal característica da nova espécie, chamada de 'pilar moscato', é o maior teor de doçura.O parreiral onde fica a variedade é preciso ser coberto com uma tela de proteção para evitar danos provocados por chuva de granizo e pássaros. Durante três meses os cachos ficam protegidos com um saco de papel especial contra umidade e tem ainda uma cobertura plástica. A distância entre uma linha e outra é de 40 centímetros para melhorar a incidência da luz solar. Isso aumenta a quantidade de açúcar na uva. A colheita que começou em janeiro só termina no fim de abril. Os cachos só são retirados dos pés quando atingem 18% de teor de açúcar.

Segundo o engenheiro agrônomo Sérgio Matsuaga, o índice de açúcar é medido com um equipamento chamado refratômetro. Para saber se a uva está no ponto, é feito o teste num gomo da parte de cima que é mais doce e em outro de baixo. Ainda segundo ele, as frutas de variedades comuns costumam ter no máximo 14% de açúcar, já as da 'pilar moscato' passam de 20%. “A gente acaba controlando a quantidade de cachos por metro quadrado. Cada planta acaba ficando com 35 cachos somente. E isso vai facilitar com que a uva chega a 18% de açúcar mais rápido que o normal”, explica.

Ao longo de sete anos produtores do município aprimoram as técnicas de manejo, e descobriram que para chegar ao tamanho desejado e ao sabor diferenciado é preciso produzir menos em cada pé. A associação dos produtores do município estima que a produção da fruta este ano seja de 100 toneladas.

Em uma propriedade onde a fruta é cultivada, o encarregado rural João da Cruz, um dos cultivadores da fruta, fica de olho na lavoura todos os dias. Tanto cuidado é pra garantir o perfeito desenvolvimento da uva. No local são quatro hectares plantados com a variedade. A expectativa é tirar 40 toneladas de uva, o dobro da produção do ano passado. “Estamos aprendendo a cada ano, por exemplo, o ano passado foi deixado mais cachos e esse ano foram menos. Cada ano está melhorando”, afirma.

Com tantos cuidados específicos, segundo Sérgio Matsuaga, o custo de produção é até três vezes maior do que nos parreirais de variedades mais comuns. “A mão de obra é muito mais cara que as variedades normais. Cada turno de serviço são duas pessoas. Uma delas tira o saco e colhe a baga, a outra vem com refratômetro e faz a medição. Então é anotado a data e a porcentagem de açúcar, só depois é feita a colheita”, revela.

Atualmente, o quilo da uva é vendido por R$ 15. Segundo o chefe do departamento de uva da Associação Paulista dos Produtores Caqui, Silvio Maruya, a margem de lucro não é tão grande. Mas no momento estão interessados em divulgar a variedade e com a expectativa de que o preço suba ainda mais nas próximas safras. A produção vai para os mercados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. “O produtor tem a função de colher, embalar, conforme a padronização da associação, e colocar no mercado onde a associação denominar. Quanto maior a categoria, e o padrão de bago, maior o preço”, afirma.

Fonte: G1



quinta-feira, 17 de abril de 2014

Criminosos assaltam propriedade na divisa de Pilar do Sul com Salto de Pirapora


Quatro indivíduos disfarçados de compradores chegaram em uma propriedade no Bairro da Ilha, área rural de Pilar do Sul, na divisa de Salto de Pirapora, e disseram que pretendiam comprar um carneiro, após essa declaração, o proprietário recebeu o quarteto criminoso.

De cara "limpa", os indivíduos sacaram suas armas e anunciaram assalto, em seguida levaram a quantia de R$ 460, e uma caminhonete F 1000 de cor amarela, placa de BMS 3067 de Pilar do Sul.

O assalto ocorreu no início da noite de quarta-feira (16/04). O caso foi registrado pela polícia de Salto de Pirapora, que diligenciou os bairros rurais e urbanos daquela cidade, contudo não conseguiu localizar o veículo e nem os criminosos.

Fonte: Blog Toni Silva Sorocaba


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Colisão entre duas motos no centro de Pilar do Sul


Duas motos trafegavam pela Rua Américo Brasiliense sentido centro/bairro nesta quarta-feira (16/04) quando na esquina da Rua Elói Lacerda aconteceu a colisão.

Segundo boletim de ocorrência, um homem que estava com sua filha de apenas 7 anos de idade na garupa de sua moto, parou no cruzamento das duas ruas quando outra moto que vinha atrás ao tentar desviar, acabou colidindo com a lateral de sua moto.

A criança foi levada pelo próprio pai em outro veículo para o pronto-atendimento da Santa Casa local, populares que viram o acidente declaram que aparentemente foi um acidente incomum, mas sem gravidade.


Vandalismo na Praça do Jardim Ipê


Tela de alambrado destruída e pichação
Em sessão da Câmara Municipal de Pilar do Sul, realizada na ultima terça-feira (15/04), foi lida uma indicação que o vereador Jorge Takashi  Iriyma fez a atual Prefeita Janete Pedrina de Carvalho Paes, solicitando limpeza na praça de lazer do Jardim Bonanza.

Realmente, algumas pessoas já haviam solicitado a esse blog matéria sobre o descaso com a referida praça, bem como a praça existente no Jardim Ipê (fotos) e o terreno ao lado que esta com mato alto e virando depósito de lixos e reciclagens. A população reclama que algumas praças estão um tanto quanto abandonadas.

Após visita na última terça-feira por esta jornalista e pela jornalista do O Jornal, Geni Alves dos Santos, constatamos que à praça do Jardim Ipê, foi invadida por vândalos.

O relógio da água foi retirado, segundo informações foi retirado porque as crianças estavam desperdiçando a água, se realmente isso procede não haveria essa necessidade, bastava apenas colocarem uma grade com cadeado, quem ali vai curtir um jogo de futebol acaba levando cavalos que sujam o local cimentado, sinais de pichações, a caixa de força também estava aberta a espera da destruição, a tela de alambrado que cerca a quadra com vários buracos feitos pela força humana e não por animais.

De que adianta cobrar do poder público deveres,  se alguns cidadãos  não cumprem com suas obrigações, ou seja, conservar aquilo que lhe foi oferecido para proporcionar horas de lazer e divertimento.

Reclamar das coisas erradas é fácil, mas, todos nós sabemos que também temos nossos deveres e obrigações. A conscientização das pessoas deve ser ativada de maneira correta, eu só posso cobrar respeito se sei respeitar também.

É dever de todos fiscalizar aquilo que nos pertence e denunciar quem esta destruindo, embora muitos desconheçam, toda essa reforma da praça que estará provavelmente acontecendo pelo poder público, será paga por todos nós.
Fezes de cavalos no cimentado dentro da praça
Registro de água danificado
Caixa de força aberta

Lote ao lado da praça com mato alto e lixo