sábado, 31 de janeiro de 2015

Baixo volume de água no rio Itapetininga preocupa especialistas

Paulo afirma que nunca viu o rio com tão pouco volume de água (Foto: Reprodução / TV TEM)

O rio Itapetininga, de onde é retirada a água para o abastecimento de 42 mil imóveis de Itapetininga (SP), tem preocupado especialistas em meio ambiente. O volume de água está muito abaixo do esperado, com apenas 60 centímetros em alguns trechos. De acordo com o ambientalista Fernando Rosa, o normal é que no mês de janeiro o nível de água chegue a três metros.

A situação tem sido provocada pela escassez de chuva. Segundo a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), em um mês choveu 107 milímetros no município. A média em janeiro do ano passado foi de 155 milímetros.

Conforme mostra reportagem da TV TEM, uma régua utilizada para medir o nível da água está em um local completamente seco às margens do rio. Perto dali, já no meio do leito, outra régua indica que o rio Itapetininga está com 60 centímetros de profundidade. As réguas foram instaladas no bairro da Ponte Nova pela Agência Nacional de Água (ANA).

O aposentado Paulo Ribas tem um rancho há 30 anos às margens do rio. Com uma vara, ele tem acompanhado o nível do rio. No trecho próximo à propriedade, a profundidade é de um metro apenas. Ele garante que é a primeira vez que vê essa situação. “Nessa época deveria estar bem mais fundo. O volume de agora é normal na época da seca, lá por agosto, antes das chuvas”, diz.

Com o baixo volume de água, bancos de areia se formaram próximos às margens e no meio do curso d'água. Dentro do rio há muitas árvores caídas e as raízes estão expostas. Com a redução no nível da água e no volume de mata, há o assoreamento. Os barrancos não sustentam a vegetação.

De acordo com a Sabesp, empresa responsável pelo serviço de abastecimento na cidade, mesmo com o volume de água abaixo da média não existe risco de racionamento de água em Itapetininga, pelo menos este ano. Disse também que nesse momento, o sistema opera com 100% da capacidade e atende a necessidade de consumo do município, porém a companhia ressalta a importância de evitar o desperdício.

Para o ambientalista, o risco quase nulo de falta d´água a um curto prazo se deve à presença de bolsões de água. “Temos nascentes e bolsões de cheias, por isso, não tem problema de racionamento ainda. Mas o aquecimento global e a questão do desperdício vai acarretando uma preocupação porque podem levar ao esgotamento e ao estresse hídrico do nosso rio Itapetininga, comenta.

ATENÇÃO
Ainda conforme o ambientalista Fernando Rosa, o rio está com 25% da capacidade total. “Se não fizermos nada agora, daqui cinco anos a situação muda, vai ficar mais perigoso”, alerta.

O rio Itapetininga tem 183 quilômetros de extensão. Nasce em Piedade (SP), região de Sorocaba (SP), com o nome de rio Turvo. Em Pilar do Sul (SP) passa a ser o rio Itapetininga, percorre três municípios e deságua no rio Paranapanema, em Campina do Monte Alegre (SP).
 Régua mostra que em um trecho rio tem 60 cm de água (Foto: Reprodução / TV TEM)

Fonte: G1 Itapetininga e Região


sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu nesta Sexta-Feira (30/01), a senhora MARIA LUISA BRISOLA com 62 anos de idade, moradora no Bairro dos Claros, zona rural de Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará nesta Sexta-Feira (30/01) as 16h30, no Cemitério São João Batista.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz




quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da região divulgaram as vagas disponíveis às pessoas que estão em busca de emprego


O município com maior número de ofertas é Boituva (SP) com 83 vagas. Somente para a função de auxiliar de produção, são 70 oportunidades. Já em Pilar do Sul (SP) são 21 postos abertos, sendo 10 deles destinados à trabalhadores rurais para colheita de safra na região.

Tatuí (SP) e Itapetininga, as duas cidades mais populosas da região, têm 22 e 27 oportunidades, respectivamente. A procura é por profissionais de vários setores, entre eles, indústria, saúde e comércio.

As pessoas interessadas devem se cadastrar por meio do site do Emprega São Paulo ou ir pessoalmente até a uma das unidades e apresentar os documentos pessoais como RG, CPF, Carteira de Trabalho e o número do PIS.

Os postos de atendimento alertam que a validade das vagas está condicionada ao fluxo de acessos de empresas e usuários, através do site e movimento nas unidades, que ocasionam alteração das vagas a qualquer momento.

Confira as vagas em Pilar do Sul localizado na Avenida Antonio Lacerda, 308 – Bairro Santa Cecília

- Ajudante de motorista (duas vagas)

- Caseiro (três vagas)

- Professor agrícola (uma vaga)

- Técnico em eletrônica (uma vaga)

- Jardineiro (uma vaga)

- Trabalhador rural (dez vagas)

- Auxiliar administrativo (uma vaga)

- Costureiro (uma vaga)

- Operador de caixa (uma vaga)


Fonte: G1 Itapetininga

FAMILIA PROCURA POR SEU CÃOZINHO DESAPARECIDO EM PILAR DO SUL

Esta foto é parecida com o cão perdido

Desapareceu ontem (27/01), por volta das 12 horas, da Rua Henrique Manoel Castanho, no Bairro Jardim Marajoara, um cãozinho da raça Pinscher, tamanho pequeno, cor Branca com manchas bege.

O cãozinho esta com a família a cerca de dez anos e atende pelo nome de Sushi, não esta acostumado a sair na rua, por esse motivo deve estar desesperado querendo voltar para sua casa, mas não sabe.

Quem estiver com o cãozinho dando abrigo, por favor, entrar em contato com a família através do telefone 98121.3123 falar com Isaura.



Homem é acusado de torturar dependentes químicos numa clínica entre Sorocaba e Salto de Pirapora


Um homem é acusado de torturar dependentes químicos internados em uma clínica de reabilitação, na divisa entre Sorocaba e Salto de Pirapora, a detenção aconteceu na segunda-feira pela manhã (26/01). 

Francisco Antônio Almeida, 41 anos, foi encontrado por volta das 11 horas, enquanto trabalhava em outra clínica, em Araçoiaba da Serra. Outras quatro pessoas, acusadas também de torturarem os internos, estão presas. 

As denúncias foram recebidas pela Polícia Civil de Salto de Pirapora, no dia 18 de agosto do ano passado, e relatavam que funcionários da clínica Recomeço, localizada no Jardim Itinga, maltratavam os internos. Como a unidade pertencia ao município de Sorocaba, o caso foi encaminhado ao 4º Distrito Policial. 

“Recebemos a denúncia de que na clínica, que atendia tanto homens como mulheres, existiam vários tipos de agressões. Uma delas era que, se os internos olhassem para qualquer mulher, seriam agredidos com chutes, chineladas e até socos. Ouvimos relatos de que os funcionários batiam neles até mesmo com pedaços de pau. Nossa equipe foi ao local para averiguar os fatos e encontrou cerca de dez vítimas”, afirmou o chefe dos investigadores do 4º DP, Fábio de Araújo. 

Na ocasião, os quatro detidos informaram que recebiam as ordens de tortura diretamente de Francisco, conforme o chefe dos investigadores, a clínica não tinha preparo para internação compulsória. 

Além disso, os usuários eram internados sem consentimento e permaneciam trancados em um quarto durante horas, recebendo comida pela janela. Também não tinham banheiro e faziam as necessidades fisiológicas em um pote. 

Depois da colheita dos dados, o delegado titular do 4º DP, André Maximiliano Moron Machado, instaurou inquérito para apurar o caso. No último dia 15, o juiz Jayme Walmer de Freitas, da 1ª Vara Criminal de Sorocaba, expediu mandado de prisão preventiva contra Francisco, que possuía oito possíveis endereços. Em nenhum deles, o acusado foi encontrado. 

Domingo (25/01), Francisco compareceu numa delegacia de Sorocaba para registrar boletim de ocorrência, pois havia sido ameaçado de despejo pelo proprietário do imóvel onde morava. 

Após o registro, a polícia conversou com o proprietário, que contou que Francisco estava trabalhando como funcionário em outra clínica de reabilitação, em Araçoiaba da Serra. Os investigadores foram ao local e prenderam o indiciado em flagrante. 

Durante as oitivas, o autor negou que mandava agredir os internos, mas confirmou que foi coordenador operacional e administrativo da clínica Recomeço. Francisco e os quatro funcionários detidos responderão aos crimes de tortura, cárcere privado, associação criminosa e sequestro. Ele foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba; os outros acusados, para presídios da região. 

Reproduzida do Site Diário de Sorocaba


Homem é preso por tentar estuprar vizinha em Sorocaba


Um rapaz de 23 anos foi preso por tentativa de estupro na manhã desta terça-feira (27/01), em Sorocaba (SP). Segundo a Polícia Militar, ele invadiu uma casa no Jardim Nova Esperança, na Zona Oeste da cidade, e tinha a intenção de abusar sexualmente de uma das moradoras, de 22 anos.

Ainda de acordo com a PM, a mãe da vítima saiu para trabalhar, trancou a porta e colocou a chave na parte de dentro de uma janela, como costuma fazer todos os dias. A polícia acredita que o rapaz tenha visto a mulher escondendo a chave e resolveu agir.

A filha da dona da casa acordou com um barulho e encontrou o homem do lado de fora do quarto, nu e chamando por ela. Quando a viu, o suspeito tentou agarrá-la. Ela conseguiu correr e se trancar novamente no quarto, de onde acionou a polícia.

Quando a PM chegou, o homem ainda estava no corredor da casa. Segundo a vítima, ele mora no mesmo bairro e é conhecido dos moradores. O suspeito foi preso em flagrante e levado para a Delegacia da Mulher. O pai dele informou à polícia que o filho é "doente" e toma antidepressivos. Ainda assim, ele foi encaminhado à cadeia de Pilar do Sul (SP), e pode pegar de 9 a 15 anos de prisão.

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Praça Luiz Tentrini passa por revitalização





A Praça Padre Luiz Trentini está passando por reformas, iniciadas no dia cinco de janeiro e com previsão de término para maio de 2015.

“O Jornal” contatou o Secretário de Obras e Urbanismo Edson Batista para mais informações sobre a reforma.

Segundo o secretário, a praça já passou por várias reformas nos últimos cinquenta anos. Em 1990 foram construídos os banheiros públicos.

“As obras são necessárias para várias adequações que trarão melhorias à população. Segunda e sexta-feira são dias de maior concentração de pessoas na cidade. E utilizam a Praça Luiz Trentini para refeições rápidas, uso de banheiros, descanso e lazer. Serão construídos quiosques para comércio de alimentação, obedecendo ao código de higiene da Vigilância Sanitária”, diz.

O engenheiro Edson salienta que haverá uma praça de alimentação com bancos, palco para manifestações artísticas, duas mesas para jogos. A reforma prevê a construção de um salão para exposição e venda de artesanato, espaço para eventos culturais, banheiro com acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. Os banheiros já existentes serão reformados e sobre eles será colocado o busto do Padre Trentini, que dá nome à praça.

O ponto de táxi será na Rua Santo Antonio com o objetivo de facilitar o acesso a outros bairros e rodovias. Serão criadas seis vagas para oito taxistas, prevendo escalonamento entre os mesmos.

A parada de ônibus continuará no mesmo lugar, com aumento da baia de estacionamento para melhor atender aos usuários.

Edson Batista salienta que o valor do contrato para a obra é de 360 mil reais e é um convênio com o governo estadual através de emenda da Deputada Estadual Maria Lúcia Amary.




Fonte: O Jornal



domingo, 25 de janeiro de 2015

NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu neste domingo (25/01), PAULO CESAR SIMON com 21 anos de idade, morador no Bairro Jardim Pinheiro em Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará nesta Segunda-Feira (26/01), às 16 horas, no Cemitério Jardim das Acácias em Pilar do Sul. 

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz




quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Mais de 900 alunos foram atendidos pelo Proeja em 2014


Também foram realizados exames de acuidade visual com os alunos 
(Foto: Divulgação/Focas na Rede) 

O Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) da Universidade de Sorocaba (Uniso) encerrou mais um ano de atividades, com 969 alunos atendidos. Ao longo de 2014, estiveram em funcionamento 47 salas de aulas, com 60 professores e 12 coordenadores atuando em dez cidades: Sorocaba, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Itapetininga, Mairinque, Pilar do Sul, Quadra, São Roque e Porto Feliz, a mais nova parceria, firmada no ano passado.

Pelo 11º ano consecutivo também foram realizados exames de acuidade visual com os alunos, na unidade móvel disponibilizada pelo Hospital Oftalmológico de Sorocaba.

Criado em 1998, o Proeja oferece capacitação inicial e continuada de professores que atuam na educação de jovens e adultos e é responsável pela elaboração e distribuição de material didático, voltados ao Ensino Fundamental, além de fazer o acompanhamento pedagógico das atividades.

"O programa desempenha um papel muito especial de oferecer acesso à educação. Essa experiência é transformadora para os alunos e os motiva a ampliar seus projetos de vida, o que fortalece, a cada ano, o compromisso da Uniso e de toda a equipe pedagógica com seus educandos", afirma a professora Beatriz Elaine Picini Magagna, coordenadora do Proeja.

Desde a implantação, 24.679 pessoas foram atendidas pelo programa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Universidade de Sorocaba


NOTA DE FALECIMENTO



Faleceu nesta Quarta-Feira (21/01), o senhor JOÃO MARQUES DE OLIVEIRA, conhecido como JOÃO DA AMBULÂNCIA, com 62 anos de idade, morador no Bairro Cananéia em Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no velório Municipal, centro de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará nesta Quinta-Feira às 16 horas, no Cemitério São João Batista, centro de Pilar do Sul.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Organização Lemes Funerária


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu nesta Terça-Feira (20/01), o senhor MIZAQUE MANUEL PINTO com 61 anos de idade, morador no Bairro Campo Grande em Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará nesta Quarta-Feira (21/01) as 16h30 no Cemitério São João Batista, centro de Pilar do Sul.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz




terça-feira, 20 de janeiro de 2015

NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu nesta Terça-Feira (20/01), a senhora MARIA INÊS CARVALHO DE DEUS, (irmã da Leny da Carley), com 60 anos de idade, moradora no Bairro Guaçuzal, zona rural de Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará nesta Quarta-Feira (21/01), as 11 horas, no Cemitério São João Batista, centro de Pilar do Sul.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz




domingo, 18 de janeiro de 2015

NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu neste Domingo (18/01), o senhor ANTONIO APARECIDO CRISPIN, conhecido carinhosamente como TONINHO TAPECEIRO, com 61 anos de idade, morador no Bairro Campo Grande, em Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará nesta Segunda-Feira (19/01), em horário ainda não definido pela famíla no Cemitério Jardim das Acácias em Pilar do Sul.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz




Comerciante é encontrado morto em Pilar do Sul


Por volta das 16h45 deste domingo (18/01), a policia militar foi acionada para atender uma ocorrência na Avenida Papa João XXIII nº. 806, no bairro Campo Grande.

Chegando ao local, os policiais cabo Denis e soldado Luciano, encontraram o corpo de Antonio Aparecido Crespin, (Toninho Tapeceiro), de 61 anos de idade pendurado em uma corda no estabelecimento comercial da Tapeçaria Lider.

De acordo com informações colhidas, um dos funcionários da tapeçaria passava pelo local quando estava indo para a igreja e viu o corpo do comerciante pendurado, imediatamente acionou a policia.

O local foi preservado até a chegada da pericia técnica. O motivo do suicídio ainda é desconhecido e estará sendo apurado pela policia civil.

uma ponta da corda estava amarrada neste pilar
policiais preservaram o local até a chegada da pericia técnica




NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu neste Sábado (17/01), a senhora IZALTINA FERREIRA PINTO com 96 anos de idade, moradora no Bairro Campo Grande, em Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará neste Domingo (18/01), às 15 horas no Cemitério São João Batista no Centro de Pilar do Sul.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz




sábado, 17 de janeiro de 2015

NOTA DE FALECIMENTO



Faleceu neste Sábado (17/01), a senhora AMÉLIA BARBOSA DO NASCIMENTO com 77 anos de idade, moradora no Bairro Campestre I, em Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará neste Domingo (18/01), às 09 horas no Cemitério Jardim das Acácias em Pilar do Sul.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz




Cão esta desaparecido em Pilar do Sul





Desapareceu neste Sábado (17/01) do Bairro Jardim Esperança,  em Pilar do Sul, este cãozinho muito dócil .

Cor Branca e Marron e esta peludinho, atende pelo nome de Toquinho.

Quem encontrou por favor entrar em contato pelos telefones (15) 99786.4280 - (15) 99825.3270 ou (15) 3278.2321


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu nesta Quarta-Feira (14/01), a senhora ROSALINA FRANCO DE CAMARGO com 88 anos de idade, moradora no Bairro Jardim Ipê, em Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado na Igreja Presbiteriana Independente, no Bairro Campo Grande.

Seu sepultamento se dará nesta Quarta-Feira (14/01), às 17 horas no Cemitério São João Batista no Centro de Pilar do Sul.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz




terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Família em Pilar do Sul precisa de sua ajuda


No ultimo dia 09/01, uma casa foi assaltada e incendiada no bairro Jardim Nova Pilar. De acordo com levantamento realizado pela policia, o incêndio pode ter sido criminoso.

Quando o fogo começou, não havia ninguém na residência que pertence a um feirante que estava viajando com sua família a trabalho.

A família que não tem mais sua casa porque o fogo abalou a estrutura e esta condenada, também não tem sequer roupas, sapatos, móveis, eletro doméstico e mantimentos, ficaram apenas com as roupas do corpo.

Precisando demais da ajuda da população, a família (marido, esposa e dois filhos um com 10 e outro com 5 anos de idade), pedem para quem possa ajudar com materiais de construção e tudo que puder, podem entrar em contato com pelo celular 98145.4093 falar com a senhora Hilda, 99601.3325 falar com Miriam ou se desejarem ir pessoalmente levar sua solidariedade à família, podem ir na Rua Acácio de Moraes, 516, no Bairro Jardim Nova Pilar falar com Sandra.

QUEM AJUDA HOJE TENHA CERTEZA QUE RECEBE AMANHÃ





segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu nesta Segunda-Feira (12/01), a senhora MARINHA ROSA HOMEM com 92 anos de idade, moradora no Centro de Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará nesta Terça-Feira (13/01), às 08 horas no Cemitério São João Batista no Centro de Pilar do Sul.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz




Padrasto suspeito de estuprar criança é transferido para Pilar do Sul


O padrasto de 23 anos preso neste domingo (11/01) suspeito de estuprar a enteada de 7 anos em Votorantim (SP) foi transferido nesta segunda-feira (12/01) para a Cadeia de Pilar do Sul (SP). Ele foi preso após a avó denunciar os possíveis abusos.

De acordo com a polícia, um vizinho denunciou as conversas de cunho sexual do rapaz com a menina para a avó da criança. No domingo, ela contou para os parentes e acionou a polícia. Ele foi preso e levado para a delegacia, onde confessou o crime.

Durante depoimento, o homem afirmou que desde o fim de dezembro ele abusava da menina, passando a mão nas partes íntimas dela pelos menos duas vezes por semana nos últimos dias. Os abusos aconteciam enquanto a mãe da criança sai para ir ao trabalho.

A menina foi encaminhada para o hospital, onde os abusos foram confirmados. O padrasto negou, entretanto, que tenha mantido relações sexuais com a menina. De acordo com a polícia, a princípio a conjunção carnal está descartada.

Ainda segundo a polícia, a participação e conhecimento dos abusos por outros parentes estão descartados, já que o fato causou indignação na família. O padrasto, inclusive, precisou ser escoltado para evitar uma possível tentativa de linchamento.

Este é o segundo caso de estupro de menores no ano em Votorantim. Na segunda-feira (5/01), um jovem de 19 anos foi preso suspeito de abusar do primo de três anos. De acordo com a Polícia Militar, ele confessou o crime, que teria acontecido na casa da avó do suspeito e da vítima.

O estupro só foi descoberto depois que a criança foi levada no domingo (4/01) pela a avó até o Pronto Atendimento (PA) de Votorantim com sangramento e reclamando de dores nas partes íntimas. Os enfermeiros da unidade suspeitaram do caso e acionaram a Polícia Militar.

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí


domingo, 11 de janeiro de 2015

ALGUÉM PERDEU EM PILAR DO SUL????

 


Esta cachorra muito bonita, peludinha, cor bege, tamanho pequena, foi encontrada

perambulando pelas ruas de Pilar do Sul desde sexta-feira (09/01).


A pobrezinha esta muito triste e não quer se alimentar, ela é castrada.

Quem a perdeu ou souber a quem pertence por favor entrar em contato urgente pelo 

telefone 3278.2698.


Reformas no Cemitério Jardim das Acácias estão paralisadas

Obra paralisada
Mais uma vez o Cemitério Jardim das Acácias em Pilar do Sul, é alvo de reclamações por parte da população.

Os parentes das pessoas que ali estão no seu descanso eterno, cobram da atual administração mais respeito.

Já foram feitas por este blog quatro matérias falando sobre o mesmo assunto:
- 18/10/2013 “Munícipes reclamam das condições precárias dos cemitérios de
   Pilar do Sul...”;
- 29/06/2014 “Cemitério Jardim das Acácias continua um caos total...”;
- 18/09/2014 “Cemitério Jardim das Acácias continua alvo de reclamações...”;
- 17/10/2014 “Cemitério Jardim das Acácias começa a receber melhorias...”,
nesta matéria, informávamos que estavam começando a construção de dois banheiros (masculino e feminino) e um cômodo para guardar pertences dos funcionários que executavam serviço no cemitério.

Realmente foi dado inicio às obras, mas, um mês depois essas obras foram paralisadas e até agora nada mais foi feito. Um cômodo que já existia no local foi retirado uma porta de ferro e colocada na atual obra que será o cômodo para guarda de pertences, ficando só as paredes em pé, tanto ali como nos dois banheiros que foram iniciadas as obras, estão servindo de abrigo para vandalismo.

A população diz que ficou pior do que já estava porque agora, não se tem mais segurança pra poder estar indo prestar suas homenagens aos entes queridos, temem que alguém possa estar escondido no meio dessa obra inacabada.

O restante das necessidades que foram prometidas pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Social (limpeza, plantio de gramas, velário, tenda para ultimas despedidas do familiar), ainda continuam só na promessa, isso sem contar a necessidade de um funcionário diariamente no local para informação, manutenção e orientação sobre as construções que estão sendo realizadas no local pelos familiares e que estão fugindo do projeto arquitetônico.
 
obra serve de refugio para vandalismo
grama sem manutenção
novos jazigos sem grama
sepultura sem estar devidamente tampada exalando cheiro forte
antigo comodo retirado porta de ferro e serve de abrigo para vândalos
mato começa a crescer na areia amontoada




sábado, 10 de janeiro de 2015

Um morto e dois feridos em colisão envolvendo ônibus e dois carros na SP-250

Belina ficou destruída após bater contra um ônibus, barranco e um Gol
Um lavrador morreu e duas pessoas ficaram levemente feridas num acidente envolvendo dois carros e um ônibus na tarde desta sexta-feira (09/01), na rodovia SP-250. Segundo testemunhas relataram à Polícia Rodoviária o ônibus que trafegava sentido Pilar do Sul - Piedade invadiu a pista contrária e causou o grave acidente.

Conforme o apurado pelos Policiais Rodoviários Soldados Hamilton e Minitti, o acidente aconteceu por volta das 15h30min. O ônibus da empresa São João seguia de Pilar do Sul para Piedade com seis passageiros a bordo. Na altura do quilômetro 110,5 da Rodovia José de Carvalho (SP-250), o ônibus invadiu a pista contrária e bateu de frente com uma Belina GLX 1990 dourada que era conduzida pelo lavrador Miguel Rodrigues Pereira, 60 anos, morador do bairro Douradinho. 

Após a colisão contra o ônibus, a Belina rodou na pista, bateu com a traseira num barranco e foi atingida por um Gol que também trafegava sentido Pilar do Sul. 

Miguel, conhecido como "Tatu", proprietário de um bar no bairro Sarapuí dos Luz, que estava sozinho no veículo, ficou gravemente ferido, preso às ferragens.

Dois dos seis passageiros do ônibus, sofreram ferimentos leves e foram socorridos por populares à Santa Casa de Misericórdia de Piedade, onde foram atendidos e após receberem os devidos cuidados médicos foram liberados. O motorista do Gol, um agricultor de 39 anos, residente no bairro Ribeirão Grande não ficou ferido. Ele contou aos Policiais Militares que seguia a uma distância segura da Belina, porém, quando o ônibus invadiu a contra mão de direção e bateu contra o carro do lavrador, freou tentou desviar, mas, não pode evitar a batida contra o carro dirigido por "Tatu".

A Polícia Rodoviária e equipes do SAMU e da Santa Casa de Piedade foram acionadas, os Soldados Hamilton e Minitti fizeram a sinalização do local. Cinco equipes do Corpo de Bombeiros de Votorantim e Sorocaba compareceram ao local e após cerca de 30 minutos a vítima foi retirada das ferragens da Belina e encaminhada ao Hospital Regional por uma viatura do resgate do Corpo de Bombeiros. O lavrador Miguel, Tatu, morreu a caminho do hospital. 

O motorista do ônibus, Leonel Marques Ferreira, 44 anos, não ficou ferido, foi submetido pelos Soldados Minitti e Hamilton ao teste do etilômetro, o qual não registrou a presença de álcool em seu organismo. 

A Belina, completamente destruída e o Gol, com sérias avarias na parte frontal foram removidos do local e recolhidos ao pátio da empresa de guincho. O ônibus foi removido por um guincho da própria empresa, levado à Delegacia de Polícia, onde foi submetido a perícia por parte de uma equipe da Polícia Científica. O tacógrafo do veículo também será periciado. O motorista do ônibus responderá processo por lesão corporal culposa na condução de veículo automotor. Representantes da empresa de ônibus acompanharam todo o desenrolar da situação. A empresa disponibilizou transporte para os passageiros que tiveram a viagem interrompida pelo acidente.

Equipes de Bombeiros de Votorantim e Sorocaba socorreram as vitimas 

Fonte: Bom Dia Piedade



sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

DOCUMENTO ENCONTRADO


UTILIDADE PÚBLICA

Um casal encontrou dentro da agência do Banco Santander, no centro de Pilar do Sul, ontem (08/01), uma carteira contendo apenas cartões, um holerite da empresa Universal Chemical, e um CPF em nome de DANILO DA SILVA.

Maiores informações poderá ser obtida através do telefone 99605.6573.



Polícia investiga incêndio em residência de Pilar do Sul

Interior do imóvel ficou destruído (Foto: Divulgação / Polícia Militar)
A Polícia Civil de Pilar do Sul (SP) investiga um incêndio que destruiu uma casa no Bairro Nova Pilar na madrugada desta sexta-feira (9/01). No momento do fogo os moradores não estavam no local, portanto, há suspeita de que o fogo tenha sido criminoso, já que uma das portas estava aberta, apesar de não haver arrombamento.

Segundo a Polícia Militar, vizinhos perceberam as chamas e acionaram o socorro. Um caminhão-pipa da prefeitura foi usado para o controle do fogo, mas assim, o imóvel ficou destruído.

Ainda de acordo com a PM, o dono da residência é um feirante. Ele está viajando com a família, por isso, ninguém estava na casa. Segundo informações da Polícia Civil, outro fator que chama a atenção é que recentemente a casa foi invadida e furtada. Os criminosos levaram roupas, aparelhos eletrônicos, CDs e DVDs.

Em entrevista a um meio de comunicação, uma pessoa da família do dono da casa, que não terá o nome divulgado, contou que a família ficou preocupada. Segundo ela, quando houve o furto, foram deixados bilhetes na geladeira ameaçando os moradores. “Meu parente viaja bastante para trabalhar. No dia que furtaram a casa, deixaram os bilhetes que diziam ‘A próxima será sua mãe’. Agora com o incêndio, estamos preocupados”, conta.




quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Moradores novamente reclamam a falta de providências



Pares de Tênis e Chuteiras ornamentam os fios de iluminação
Postes sem a luminária
Mais uma vez, moradores do Bairro Nova Pilar, mostram sua revolta com o descaso e abandono com que todos vem sofrendo nos últimos anos.

De acordo com o morador antigo, ha alguns meses atrás, os moradores chamaram a TV Tem para mostrar o abandono que se encontra a passagem localizada na Rua Genaro Samarco que liga a parte de baixo com a parte de cima do bairro, Rua Onofre Bezerra.

O morador informou também que foi solicitado à prefeita Janete Pedrina de Carvalho Paes a troca das luminárias, mas, deveriam também estar fazendo a manutenção, coisa que não aconteceu mais, por esse motivo, das lâmpadas colocadas na passarela, duas estão só com a bengala, não existem lâmpadas, uma esta com a lâmpada queimada, outra esta virada de lado portanto não ilumina o chão, então só um poste funciona.

Na realidade, os fios servem de ornamentação para pares de tênis e chuteiras e não para fornecer a iluminação aos transeuntes.

Para os moradores passarem de um lado para o outro (Genaro Samarco x Onofre Bezerra) o terreno que tem muita terra em dias de chuva vira um verdadeiro lamaçal, intransitável.

Matos na passagem de pedestres
Outra reclamação dos moradores é o mato alto que existe no local impedindo a passagem adequada dos moradores que são obrigados, principalmente à noite usarem a via expressa e assim terem que caminhar mais. A limpeza do local não é feita há muitos meses, a população já não tem quase a passagem livre para caminharem e, ali esta agora virando também um depósito de lixo, ratos e animais peçonhentos.

Mas o problema dos lotes com matos altos não é só privilégio dos moradores do Bairro Nova Pilar.

No Jardim Esperança, na Rua Gabriel Batista de Proença, os lotes estão imundos, só esta semana, foram encontrados dentro de uma residência quatro ratos, o vizinho, disse que até um lagarto, entrou no seu quintal, isso sem contar o numero exagerado de baratas e aranhas que são mortos diariamente nas residências.

Foi solicitado ao senhor secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Antonio Nunes dos Santos alguma providência, o mesmo passou o problema para o setor de fiscalização que entrou em contato informando que “estariam encaminhando notificação ao proprietário para limpeza do lote e que esse, teria quinze dias para solucionar o problema”. Absurdo total, porque, se houvesse realmente uma fiscalização continua pelos lotes antes que o mato esteja alto, a cidade não estaria essa imundice que se encontra. Na verdade só notificam os proprietários quando existe uma reclamação dos munícipes incomodados, caso contrário nada é feito.

O munícipe que passa por um problema grave desses (ratos), tem animais, crianças pequenas, como fica se adquirirem Leptospirose? A quem devemos recorrer?

A prefeitura sabe muito bem quem são os proprietários que não limpam seus lotes e que só o fazem quando são notificados, então, porque não cobram antes do problema se agravar como esta acontecendo?

A população usa a rede social e procura os meios de comunicação para mostrar sua indignação e descontentamento, “na verdade, todos os bairros estão abandonados por completo, ruas esburacadas, matos e entulhos por toda parte, nossa cidade parece mais uma cidade de ninguém, onde estão nossos vereadores que não fiscalizam essa situação em que estamos vivendo e cobram providências?



Mato alto na Nova Pilar


Passarela estreitada pelo mato e entulhos
Terreno de passagem vira um lamaçal em dias de chuva


Mato alto em lotes no Jardim Esperança leva animais peçonhentos para dentro das residências