terça-feira, 29 de setembro de 2015

Ladrões tentam assaltar residência no centro de Pilar do Sul


No início da noite desta terça-feira (29/09), dois indivíduos invadiram uma residência situada na Rua Santo Antonio, no centro de Pilar do Sul (ao lado do Fórum), e tentaram render uma mulher e o filho dela que residem no local.

Um criminoso aparentemente armado com arma de fogo agarrou a comerciante Matilde Carvalho pelo braço e projetou-a ao chão, naquele momento o filho dela, João de Carvalho que inclusive sofre dificuldade para enxergar, saiu correndo para os fundos da casa, após ver a mulher caída o criminoso correu atrás do filho e o segurou pelo braço. O segundo indivíduo não estaria armado. 

Mãe e filho gritaram por socorro, vizinhos ouviram os gritos e acionaram o telefone de urgência da Polícia Militar. Os ladrões perceberam que os vizinhos ouviram os gritos de socorro, por isso os dois saíram correndo da casa e fugiram a pé. Policiais militares realizaram diligência pelo centro da cidade, mas não localizaram os suspeitos. 

Fonte: Blog Toni Silva Sorocaba


Homem é denunciado por matar cães no Bairro Chácaras Reunidas

Pastor Alemão e PitBull jogados em terreno a céu aberto
Na noite do ultimo domingo (27/09), o presidente da Apaasa – Associação Protetora dos Animais “Anjos Sem Asas” recebeu por meio de mensagem de celular, um vídeo e uma denuncia de que, um homem havia matado dois cachorros e jogado em um lote em frente a sua residência no bairro Chácaras Reunidas em Pilar do Sul.

O fato aconteceu provavelmente, na noite de sábado e madrugada de domingo. Ontem (29/09), membros da associação, funcionários da vigilância sanitária e a Policia Militar se deslocaram até o local e constataram o fato.

Ali foram encontrados mais de 30 urubus que sobre voavam e devoravam os corpos de um cão da raça PitBull, cor caramelo, porte grande que estava com uma corda amarrada em uma de suas patas (sinal de que havia sido arrastado de um local para o outro) e um cão da raça Pastor Alemão que estava com uma corrente grossa em seu pescoço e bem apertada e uma corda (também sinal de que havia sido transportado da mesma maneira).

Os animais estavam com um furo profundo no centro da cabeça, o PitBull com uma das patas traseiras amarrada sinal de ter sido arrastado de um local para o outro
Os animais apresentavam um enorme furo no centro da cabeça, o Pastor Alemão estava com as duas orelha totalmente picotada como se tivessem sido comidas parte delas. No vídeo enviado pelo denunciante mostra os animais ainda frescos onde sangravam bastante pela boca.
As orelhas do Pastor Alemão estavam comidas
O homem acusado da chacina disse que quando chegou a sua residência encontrou os animais mortos, fingindo chorar disse que amava demais seus animais, cogitado de o porquê então os jogou no terreno em frente ao invés de dar a eles um enterro digno? o mesmo mudou sua versão “quando eu cheguei em casa e não vi meus animais, segui um rastro no chão e vi que eles estavam jogados no terreno em frente ”.

Em depoimento de diversos vizinhos, todos foram unanimes em dizer que o homem acusado já vem fazendo crueldades com vários animais, já matou uma cabra e jogou seu corpo no mesmo local, amarrou uma cadela da raça Labradora em uma corda extremamente curta em um local onde era meio barranco, a mesma acabou caindo e morrendo enforcada, quando vizinhos viram urubus sobrevoando o local foram verificar e acabaram cortando a corda até que o acusado chegou, jogou a cachorra no local de costume e depois... PASMEM deu seus filhotinhos para o PitBull comer...

Ainda de acordo com um vizinho próximo, na noite do ocorrido, disse que ouviu gritos sufocantes, como se um animal estivesse com a boca amarrada e sendo sacrificado, “eram gritos longos e sofrido”, disse o vizinho. Outros disseram também que ele relatou em um bar próximo no sábado que iria matar os dois animais, uma pessoa deu carona ao acusado que estava bêbado até sua residência por volta das 19hs e viu que os animais estavam no local totalmente sadio, quando essa mesma pessoa soube pelos membros da associação o que havia ocorrido ela ficou surpresa “puxa, não é que ele fez mesmo o que havia dito que iria fazer?”. O acusado sempre ameaçou  animais abandonados que viviam nas redondezas, os vizinhos tinham que levar esses animais para outros locais em segurança antes que ele cumprisse com as ameaças.

A associação abriu BO contra o individuo e aguarda agora providências e investigações da justiça para essa crueldade e desumanidade cometida contra vidas inocentes. “É importante lembrar a população que, não devem doar animais a pessoas que não conhecem perfeitamente e que DEVEM denunciar todos os maus tratos cometidos por seus vizinhos. Um ser dessa natureza hoje faz com um animal indefeso, amanhã... podem ter certeza, estará fazendo com uma criança, um idoso indefeso. As pessoas tem sim que parar de ficar olhando para o próprio umbigo e se preocupar com seu irmão e seres inocentes que vivem a mercê desses monstros”. Desabafam os membros da associação que esperam poder contar um pouco mais com a colaboração da sociedade pilarense.
Junto aos animais ainda foi encontrado restos de aves 
Os animais eram amarrados com cordas curtas nessas casinhas, sem água e com ração e comida jogadas no chão
Na residência também foram encontrados três suínos e um galo 



Plano Municipal de Saneamento Básico

Foto do Blog da Luiza Válio
A Câmara Municipal de Pilar do Sul estará realizando no próximo dia 7 de Outubro, Audiência Pública para discutir sobre o projeto de lei que “Institui o Plano Municipal de Saneamento Básico”.


A população esta convidada para estarem participando. A audiência será realizada no Plenário da Câmara, localizado na Rua Coronel Moraes Cunha, 457, Bairro Centro com inicio às 14hs.

Atenção Prefeitura de Pilar do Sul realiza casamento comunitário


 A Prefeitura Municipal de Pilar do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Social e o Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Cartório de Registro Civil de Pilar do Sul, realizará no dia 28 de Novembro, o casamento comunitário. A cerimónia terá início às 10h no Centro Comunitário, localizado na Rua Major Euzébio de Moraes Cunha no nº 297, Bairro Centro.

Os interessados em se casar no civil, deverão procurar a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Social – SEDIS – até o dia 09 de outubro para se cadastrarem e providenciarem os documentos necessários para os editais e proclamas.

Os documentos necessários são:
- Se os pretendentes forem solteiros:
RG, CPF ou habilitação e certidão de nascimento original.

- Se os pretendentes forem divorciados:
RG, CPF ou habilitação e certidão de casamento com averbação de divorcio original.

- Se os pretendentes forem viúvos:
RG, CPF ou habilitação e certidão de casamento com anotação do óbito ou certidão de casamento + certidão de óbito original.

- Se os pretendentes forem maiores de 16 anos e menores de 18 anos:
Deverão apresentar também o RG, CPF ou habilitação dos pais para consentimento.

- Se os pretendentes não forem alfabetizados:
Devem ser representados tanto no cadastramento quanto no ato civil (casamento) por uma pessoa (a rogo) a qual deverá estar munida por documentos pessoais, (RG, CPF ou habilitação).

- Se os pretendentes tiverem filhos juntos:
Deverão apresentar também a certidão de nascimento dos filhos.

Em todos os casos deveram comparecer:
- duas pessoas para serem testemunhas maiores de 18 anos com RG, CPF ou habilitação. Levar a qualificação dos pais, ou seja, se forem vivos a data de nascimento e endereço completo e se forem falecidos data e local de falecimento.

Lembrando que todos os documentos devem ser originais.
Maiores informações na Secretaria de Desenvolvimento e Integração Social – SEDIS, pelo telefone (15) 3278-1209. A SEDIS está localizada na Rua Maria Conceição Válio, n° 06, no Bairro Campo Grande, das 08h às 11h, de Segunda a Quinta-feira.



NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu nesta Terça-Feira (29/09), a senhora MARIA DAS GRAÇAS DE PAULA TOLEDO com 65 anos de idade, moradora no Bairro Centro em Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará nesta Quarta-Feira (30/09), às 08hs no Cemitério Municipal São João Batista, centro de Pilar do Sul.

A Família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz





NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu nesta Segunda-Feira (28/09), o senhor BENEDITO FRANCISCO DE PROENÇA com 60 anos de idade, morador no Bairro Centro em Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará nesta Terça-Feira (29/09), às 08hs no Cemitério Municipal São João Batista, centro de Pilar do Sul.

A Família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz





segunda-feira, 28 de setembro de 2015

POUPA TEMPO RURAL EM PILAR DO SUL‏‏‏


De 05 a 09 de Outubro, a Unidade Móvel I estará em Pilar Do Sul na Rua Major Euzébio de Moraes Cunha, 312 Bairro Centro (Casa da Agricultura), atendendo aos produtores rurais das 10h às 16h.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo criou um serviço de atendimento móvel para aproximar o produtor rural das novas tecnologias que podem tornar o seu trabalho mais fácil e mais produtivo: o Poupatempo do Produtor Rural.

“Nós estivemos em sua região em 2015, atendendo aos seus cidadãos rurais, e agradecemos todo o suporte que nos foi dedicado pela administração municipal naquela oportunidade. Agora, estamos retornando ao seu município e gostaríamos de contar novamente com o referido apoio, ou seja, com a estrutura básica para nossas instalações e demandas (disponibilidade de energia elétrica 220V, supervisão de equipe de segurança e disponibilidade de internet cabeada, se possível)”.

Os serviços em destaque são:
• Análise de água - Quimicas e Biológicas • Análise de solo diversas  • Análise química de plantas • Análise sanitária de sementes • Como Retirar Amostra de Solo e Enviar para Análise 
•Créditos Rurais diversos - FEAP/BANAGRO• Encaminhamento para emissão de DAP • Emissão de Guia de Trânsito Animal - GTA • Orientação e encaminhamento para Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social - PPAIS • Permissão de Trânsito Vegetal • Programa Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II • Programa Pró-Trator/ Pró-Implemento - Agricultura moderna para todos • Requerimento para declaração de conformidade da atividade agropecuária (DCAA) • Análise de leite para diagnóstico de mastites • Análise fisicoquímica de agrotóxicos e afins para controle de qualidade das formulações • Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER • Exame de fezes (OPG) em ruminantes e equídios • Fornecimento de informações meteorológicas • Identificação de plantas forrageiras l • Testes de sensibilidade em amostras de leite • Venda de sementes diversas (laboratoriais e grãos) - Declaração da Vacina contra Febre Aftosa (Maio e Novembro) - Relatório Semestral para o Cancro Cítrico

Além desses há outros serviços voltados à capacitação e à produtividade no campo, bem
como o Cadastro Ambiental Rural (CAR).Informe-se! 

O que é o CAR? Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um cadastro eletrônico que deve conter os dados básicos das propriedades rurais. 

O cadastro é obrigatório a todas as propriedades e posses rurais e os dados informados são declaratórios (como é, por exemplo, a declaração do Imposto de Renda), de responsabilidade do proprietário ou possuidor rural. Os dados do CAR farão parte do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural – o SICAR, que ficará sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama.

De acordo com o Decreto Federal n° 8.235/2014, culminada com a Instrução Normativa MMA n°
2/2014, o Sistema de Cadastro Ambiental Rural - SiCAR passou a ser obrigatório para todas as propriedades rurais a partir de 06/05/2014.

Quais são os documentos necessários para o cadastro?
Para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), são necessários:
• Nome, CPF e e-mail de todos os proprietários/posseiros;• Número do CIR para imóveis rurais;
• Número do IPTU para imóveis urbanos; • Endereço da propriedade; • Área da propriedade, indicada na(s) matrículas(s) ou no documento de posse; • Documento de comprovação de propriedade ou posse.

De acordo com a Ministra do Meio Ambiente, o CAR (Cadastro Ambiental Rural), foi prorrogado até o Mês de Maio de 2016. Faça já sua inscrição em uma de nossas Unidades Móveis.

Faça uma visita a nossa unidade móvel, nossos atendentes estão aptos a oferecer aos produtores rurais o cadastro do CAR e o melhor, é gratuito.

Outros Serviços realizados em nossas Unidades Móveis:

- Informações sobre Nota Fiscal Eletrônica NFe - Agendamento para Aposentadoria Rural - Agendamento para Emissão de RG e CPF - Antecedentes Criminais - Emissão de CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural)

Declaração do ITR 2015
Já está disponível o programa para a declaração do ITR 2015.

Deverão contribuir o proprietário da terra, o titular do domínio útil (titular do direito de uso da propriedade) ou o possuidor de qualquer título rural.

O prazo para a entrega da declaração vai até o dia 30 de setembro.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através das Unidades Móveis do PoupaTempo do Produtor Rural, realizará o serviço de entrega do ITR, sem custo!

Fonte: Equipe de Atendimento
falecom@poupatemporural.agricultura.sp.gov.br
www.poupatemporural.agricultura.sp.gov.br
Central de Atendimento: (11) 5067-1840


NOTA DE FALECIMENTO

Organização Lemes Funerária

Faleceu nesta Segunda-Feira (28/09), PAULO RICARDO GOMES, com 23 anos de Idade, morador no Bairro Cabaçais, em Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará nesta Terça-Feira (29/09) às 08h30, no Cemitério Municipal São João Batista, centro de Pilar do Sul.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Organização Lemes Funerária


domingo, 27 de setembro de 2015

ALGUÉM PERDEU ESTE LINDO CÃO

 

Quando se pensa que já viu de tudo nesta vida, acontece algo novo e desumano.

Ontem um homem apareceu com esse lindo cachorro em uma marmoraria no Bairro Nova Pilar dizendo que iria amarra-lo em algum canto porque não o queria mais...

Um dos funcionários disse que não fizesse isso e acabou levando o cão para sua casa, mas infelizmente não tem como ficar com ele porque tem outros animais de grande porte que querem bater nele.

O cãozinho é muito dócil, carinhoso, esta muito bem tratado, esta com uma coleira marrom, porte médio (pode ser até que tenha sido roubado),

Quem souber a quem pertence, mesmo sendo da pessoa que quis amarra-lo, por favor, entrem em contato urgente pelos telefones: 99824.4251 - 99605.6573. Se não encontrarmos seus donos ou alguém que possa dar lar temporário ele não terá como ficar por mais tempo no local que esta sendo abrigado.


sábado, 26 de setembro de 2015

Carros dos criminosos que explodiram cofre de agência bancária, são encontrados em Pilar do Sul

 Cofre da agência do BB foi destruído em São Miguel Arcanjo (Foto: Airton Salles Júnior/TV TEM)
Um grupo formado por pelo menos 15 criminosos, segundo testemunhas, explodiu um cofre na agência bancária do Banco do Brasil na madrugada deste sábado (26/09) em São Miguel Arcanjo(SP).

Eles tentaram explodir outro Banco, o Santander, sem sucesso. Os ladrões ainda destruíram a lotérica e uma loja, que também ficam na área central do município. Na lotérica, apenas o vidro foi quebrado. A cidade tem 32,6 mil habitantes. Ninguém ficou ferido na ação criminosa.

O dinheiro que estava no cofre do Banco do Brasil foi levado, mas a polícia não soube informar a quantia. Já na agência do Banco Santander, os explosivos falharam e foi preciso chamar o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) para detoná-los.

Ainda de acordo com a polícia, os criminosos estavam armados com fuzil, metralhadora e até arma de uso exclusivo das Forças Armadas.

Este foi o quarto ataque a bancos na cidade, segundo apurou a reportagem da TV TEM.

A Polícia Militar localizou dois carros envolvidos na fuga dos ladrões na manhã deste sábado (26/09), em Pilar do Sul (SP), mas ainda não tem pistas dos suspeitos.

Fonte: Dados colhidos do G1 Itapetininga e Região


NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu nesta Sexta-Feira (25/09), o senhor SANDRO MIRANDA com 44 anos de idade, morador no Bairro Jardim Nova Pilar I em Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará neste Sábado (26/09), às 17hs no Cemitério Municipal São João Batista, centro de Pilar do Sul.

A Família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz





sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Termina nesta Sexta-Feira as comemorações da “Semana do Idoso”


Palestra realizada na terça-feira 

Iniciou na ultima terça-feira (22/09) a “Semana do Idoso em Pilar do Sul” com diversas atividades.

No Centro Comunitário foi realizada (22/09), uma palestra para a terceira idade, dando início a semana do idoso, que termina hoje (25/09). Na programação estava previsto: quarta-feira (23/09) uma tarde de cinema, às 14h no Centro Comunitário; na quinta-feira (24/09) visita ao asilo, na sexta-feira, às 19h, haverá no Centro Comunitário o Tape da Primavera e a semana se encerra com a missa na igreja matriz às 19:30h.

Atualmente Pilar do Sul possui vários projetos e serviços voltados aos idosos do município, são eles: Centro do idoso; Lei nº 2931/2014 que garante a gratuidade do transporte coletivo para maiores de sessenta anos; Viver mais, Viver bem; Bailes Tape, realizados uma vez por mês (ultima sexta-feira); Atendimento aos idosos; Disk denúncia, disk 100; Academias e atividades esportivas voltadas para idosos.

O CREAS, CRAS e SEDIS, com o apoio da Prefeitura Municipal de Pilar do Sul e do Conselho Municipal do Idoso, convidam a todos os idosos a participarem da palestra show “faça de sua vida um show”, no dia 05 de outubro ás 19h, no auditório da Secretaria de Educação. O evento proporcionará descontração, diversão, música e humor.

Fonte: Setor de comunicação da Prefeitura


PROCURA-SE POR ESTA CACHORRA EM PILAR DO SUL



Esta cachorra esta desaparecida do Bairro Jardim Marajoara II.

Atende pelo nome de Pandora e desapareceu por volta das 10hs desta sexta-feira assustada com o forte temporal que ocorreu pela manhã em nossa cidade.

Quem a encontrou ou souber onde ela possa estar a família pede por favor entrar em contato pelos telefone (15) 3278.1728 - 98156.7383 ou 99165.8966 Falar com Leni Ivanov.


NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu nesta Quinta-Feira (24/09), a senhora TEREZINHA CONCEIÇÃO MENDES com 68 anos de idade, moradora no Centro de Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará nesta Sexta-Feira (25/09), às 17hs no Cemitério Municipal São João Batista, centro de Pilar do Sul.

A Família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz





quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Pilar do Sul em combate as drogas



No ultimo dia 21 de setembro foi realizada no Centro Comunitário uma “Palestra Show”, com o lema “Estudante inteligente, vira gente descente”, ministrado pela ONG ASH (Associação Sustentabilidade Humana), aos alunos das escolas Estaduais EE “Vereador Odilon Batista Jordão” e EE “Profª Maria Ap. M. Silva Lacerda”.
  
Na palestra apresentaram ações de prevenção às drogas, reforçando também o núcleo familiar de cada estudante, com uma visão humanística da sociedade, ou seja, procurando sempre estimular o engrandecimento do ser humano por meio da Educação, da Cultura, do Conhecimento, da Saúde e da Família. Ainda, os alunos puderam interagir e esclarecer muitas das suas dúvidas.

A prefeita Janete Pedrina de Carvalho Paes salienta que deve ser feito um trabalho árduo de prevenção e conscientização com relação às drogas no município.

A realização deste evento é fruto da preocupação e do trabalho da Prefeita, juntamente com a Rede Social dos Direitos da Criança e Adolescente e Conselhos: CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança), COMAD (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas).

O evento contou com a participação do Delegado da DEINTER7 Dr. Severo (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), e também, do investigador José Ceoloni.

A palestra é continuidade de outros trabalhos realizados anteriormente na luta contra as drogas no município. Com o mesmo intuito, combater as drogas, será realizado novos trabalhos com mais alunos de outras escolas.

Fonte: Setor de Jornalismo da Prefeitura


Linda Cachorrinha encontrada em Pilar do Sul




Esta linda cachorrinha foi encontrada totalmente desnorteada na rua sem rumo, e muito tristinha.

Quem souber a quem pertence por favor entrem em contato urgente pelo telefone (15) 99605.6573 falar com Sueli.

Ela esta bem tratada, não é cachorra de rua, deve ter escapado e esta perdida.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Formação dos ADEBS e estagiários da educação infantil



 Fotos encaminhadas pela Secretaria da Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Pilar do Sul valoriza a etapa da Educação Infantil, pois é nela que tudo começa. Ela é a base para uma boa educação e formação do caráter.

Na educação infantil o brincar, educar e cuidar fazem parte da rotina, dessa forma, nada melhor que realizar atividades que proporcionem alegria e prazer, oportunidade de autodomínio, auto expressão e auto realização. 

É na educação infantil que inicia o processo de estimulação das percepções visual, espacial, auditiva e tátil da criança, bem como o desenvolvimento da coordenação motora ampla e fina; nesta fase é oportunizada a construção do conhecimento lógico-matemático, o desenvolvimento das linguagens oral e escrita, musical e artística, a expressão facial e corporal, o ritmo, a agilidade mental, o equilíbrio, a lateralidade, a concentração, a atenção, o reflexo, a prontidão de reação, a criatividade e a autonomia. 

Consciente dessas premissas a Secretaria de Educação promoveu varias formações sendo a primeira formação: “Recreação”, ministrada pelo professor de educação física, Bruno Nascimento Pereira; a segunda: “Estimulo”, ministrada pela terapeuta ocupacional, Thaís Cristiane de Almeida Toledo Caetano; E a terceira: “Primeiros Socorros”, uma parceria com a Secretaria de Saúde e Bem Estar ministrada pelo enfermeiro Mauro, responsável pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). 

A iniciativa buscou orientar e qualificar os funcionários que munidos de informações precisas, poderão beneficiar seus alunos com essas metodologias por meio de atividades lúdicas de recreação livre e dirigida, além de desenvolver a psicomotricidade (processo que envolve a combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais, o que auxilia no desenvolvimento motor e intelectual), facilitando, assim, o processo de ensino-aprendizagem.


Fonte: Equipe da Secretaria de Educação

domingo, 20 de setembro de 2015

Extinta a obrigatoriedade do uso de Extintor de incêndio veicular


Proprietários de automóveis e veículos comerciais leves foram surpreendidos na última quinta-feira (17/09) por mais uma decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran): estava extinta a obrigatoriedade do uso de extintores de incêndio.

Outra fonte oficial, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), vinculado ao Ministério das Cidades, informou que a medida foi tomada com respaldo em análises técnicas e consulta aos setores envolvidos, como representantes dos fabricantes do equipamento, corpo de bombeiros e a indústria automobilística. 

Muitos motoristas, com razão, acharam que a notícia era uma pegadinha, uma piada de gosto duvidoso. Mas era verdade. Os conselheiros do Contran ouviram especialistas em segurança, engenheiros, fabricantes e levaram vários meses para descobrir o óbvio: o extintor de incêndio veicular é inútil. Os motoristas simplesmente não sabem usá-lo. Muitos não sabem sequer como retirá-lo do apetrecho improvisado criado para fixá-lo no interior do veículo. 

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), que congrega profissionais da indústria automotiva e de autopeças, constatou que dos 2 milhões de sinistros em veículos cobertos por seguros, somente 800 tiveram incêndio como causa. Desse total, apenas 24 sinistrados informou que usaram o extintor, o que equivale a 3% do total. O Denatran, por seu lado, divulgou que as pesquisas constataram que as inovações tecnológicas dos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio. Entre elas, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, entre outras. 

Nos Estados Unidos e na maior parte dos países da Europa, entre eles Alemanha e Suécia, que produzem os carros mais seguros do mundo, não existe a obrigatoriedade do extintor, pois as autoridades consideram que a falta de treinamento e despreparo dos motoristas para seu manuseio geram mais risco de danos à pessoa do que o próprio incêndio. O presidente do Contran, Alberto Angerami, foi além e disse que em crash tests (acidentes automobilísticos simulados) realizados na Europa, ficou comprovado que tanto o extintor como o seu suporte provocam fraturas nos passageiros e condutores. 

O fim da obrigatoriedade chegou em um momento em que muitos motoristas estavam quebrando a cabeça atrás de extintores do tipo ABC, supostamente mais eficientes, para atender justamente a uma determinação do Contran que entraria em vigência no dia 1º de outubro. Em dezembro de 2014, o Contran divulgou que os novos extintores do tipo ABC seriam obrigatórios em todos os veículos a partir de 1º de janeiro de 2015, substituindo o do tipo BC. A norma, contudo, estava valendo para veículos zero-quilômetro desde novembro de 2009. Devido à falta de extintores no mercado, a medida foi adiada mais três vezes e entraria em vigência no próximo dia 1ºde Outubro.

A lambança dos extintores faz lembrar outra, ainda na memória de muitos brasileiros: a dos kits de primeiros socorros. Uma resolução do mesmo Contran (de 21/5/1998) tornou obrigatório o kit (uma caixinha com dois rolos de ataduras, um rolo de esparadrapo, dois pacotes de gaze, dois pares de luvas de procedimento e uma tesoura sem ponta) em todos os veículos automotores. A lei foi revogada menos de um ano depois e as multas foram canceladas pela justiça. A obrigatoriedade do kit movimentou um comércio de cerca de R$ 270 milhões considerando valor médio de R$ 10 para cada kit, segundo cálculos da época.

Cabe a pergunta: quanto a venda de extintores movimentou só nos últimos meses? E os comerciantes que formaram estoque para atender à demanda, que farão com eles? E quem comprou o dispositivo recentemente, gastou mais de R$ 100 para andar com uma inutilidade perigosa dentro do carro?

ENTENDA
- O Contran divulgou nesta quinta-feira que decidiu tornar facultativo o uso de extintor em automóveis de passeio. Ficam obrigatórios apenas aos veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, como caminhão, caminhão-trator, micro-ônibus e ônibus, e aos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

Fonte: Dados colhidos do Jornal Cruzeiro do Sul de 20/09


NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu neste Domingo (20/09), a senhora CREUSA MARIA CARDOZO DE OLIVEIRA com 52 anos de idade, moradora no Bairro Centro em Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará nesta Segunda-Feira (21/09), às 08:00hs. no Cemitério Municipal São João Batista, centro de Pilar do Sul.

A Família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz





Ultima semana para que a população de Pilar do Sul possa estar sendo atendida pelo Poupatempo Móvel


Foto: Paulo Marques/Poupatempo)
Uma unidade do Poupatempo Móvel ficará em Pilar do Sul (SP) até o próximo sábado (26/09). A população não pode perder essa oportunidade onde são oferecidos diversos serviços gratuitos, como emissão de RG e outros documentos. O posto móvel está instalado no Recinto de Festas Chico Mineiro, localizado na Avenida Antônio Lacerda, 308, no Bairro Jardim Nova Pilar.

A entrega do RG será feita em data e local informados no protocolo de atendimento. Para pessoas com RG emitido em São Paulo e que não tenham pendências com a justiça, o Atestado de Antecedentes Criminais pode ser retirado na hora.

Os postos móveis do Poupatempo disponibilizam serviços públicos pela internet, como os da Nota Fiscal Paulista, Boletim de Ocorrência Eletrônico, consulta de multas de trânsito, pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Atestado de Antecedentes Criminais e emissão da Carteira de Identidade (RG).

Fonte: Dados colhidos do G1 Itapetininga e Região


sábado, 19 de setembro de 2015

Prefeita Janete pede atenção especial à pista SP 264

Após inúmeras matérias nos blogs e jornal local, emissoras de Tvs, oficio ao Ministério Público pelo vereador João Batista de Moraes, todos cobrando medidas de urgência sobre a cratera enorme que esta crescendo a cada dia mais no Km 137,4 da Rodovia Francisco José Ayub (SP-264), em Pilar do Sul, a prefeita Janete Pedrina de Carvalho Paes também se empenhou em buscar ajuda para solucionar esse problema que esta tirando a paz e o sossego dos usuários da rodovia.

Na ultima terça-feira (15/09), a prefeita esteve na cerimônia de início das obras do novo hospital regional em Sorocaba. Entre os presentes estavam o governador Geraldo Alckmin, a deputada Maria Lucia Amary e prefeitos da região.

A Prefeita aproveitou a oportunidade para entregar oficio pedindo uma atenção especial às obras necessárias na Rodovia SP 264, que liga Pilar do Sul à Salto de Pirapora. A estrada em questão é de inteira jurisdição do DER, sendo assim a Prefeitura de Pilar do Sul não pode realizar obras no local, mas Janete informou e cobrou o DER por diversas vezes por meio de ofício, além do governador a Prefeita solicitou aos deputados que também cobrassem o DER.

Agora, a população espera que com mais essa ajuda, sejam tomadas urgentemente as devidas providências antes que, como tantos já citaram, “aconteça algo grave” e que amanhã tenhamos que chorar pela perda de algum ente querido.


Preso coloca fogo em colchão no interior da cela na cadeia de Pilar do Sul


Por volta das 09h da manhã desta sexta-feira (18/09), um indivíduo preso na cadeia pública de Pilar do Sul ateou fogo em um colchão, no interior da cela, onde ele estava junto com outros presos. Policiais entraram na cela, apagaram as chamas e em seguida detiveram o preso.

Quando os policiais entraram na cela, o preso investiu contra os policiais, mas os agentes o dominaram e levaram o individuo à presença do delegado Milton Andreoli, que autuou o indivíduo em flagrante por dano ao patrimônio público e resistência (artigo 163 e 329 do Código Penal). O homem é morador de Pilar do Sul, ele está preso desde quarta-feira (16/09) sob acusação de tráfico de droga. Não há ferido, houve somente dano material.

Fonte: Blog Toni Silva Sorocaba


NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu neste Sábado (19/09), o senhor JOSÉ ANTONIO PEREIRA com 83 anos de idade, morador no Bairro Jardim Ipê em Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará neste Domingo (20/09), às 17h no Cemitério Municipal São João Batista, centro de Pilar do Sul.

A Família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz





NOTA DE FALECIMENTO

Organização Lemes Funerária

Faleceu neste Sábado (19/09), a senhora MARIA JOSÉ DE ALMEIDA SILVA, com 64 anos de Idade, moradora no Bairro do Turvinho, zona rural de Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará neste Sábado (19/09) às 16 horas, no Cemitério Municipal São João Batista, centro de Pilar do Sul.

A família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Organização Lemes Funerária




NOTA DE FALECIMENTO


Faleceu nesta Sexta-Feira (18/09), o senhor LUIZ ARMANDO FRANCISCHINELLI CAMARGO com 67 anos de idade, morador no Bairro Santa Cecília em Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará neste Sábado (19/09), às 13hs no Cemitério Municipal Jardim das Acácias em Pilar do Sul.

A Família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz




Justiça manda soltar os acusados de tentar matar o policial militar Flávio Garcia de Pilar do Sul


O Centro de Detenção Provisória, em Capela do Alto, cumpriu mandado de soltura e colocou em liberdade, os três acusados de tentar matar o policial militar Flávio Garcia, 35 anos, pelo crime cometido no final do mês de Novembro/2014, na madrugada (tiro de espingarda), no Bairro Panorama, em Pilar do Sul.

Dois irmãos estavam presos desde o dia em que os fatos ocorreram (flagrante depois convertido em prisão preventiva), dias depois, a polícia capturou o terceiro envolvido. Os três são moradores do Bairro Bom Retiro, naquele município. O policial estava à paisana e os acusados iriam pescar.

Como ocorreu a libertação

Ao converter o flagrante em prisão preventiva, a juíza de Pilar do Sul, Karina Jemengovac Perez embasou que a prisão preventiva seria necessário para garantir a instrução criminal. Eles passaram a responder por tentativa de homicídio e pelo furto da pistola do policial, ponto 40 pertence à Corporação.
Essa semana ocorreu audiência no Fórum de Pilar do Sul, no final das oitivas o advogado dos réus, Luís Rodolfo Cortez reiterou o pedido de liberdade alegando que estava encerrada a instrução criminal e, portanto, expirado o objetivo de manter os réus presos. 

A juíza solicitou parecer do promotor de justiça Gustavo dos Reis Gazolla que concordou em liberar os acusados. Os três foram postos em liberdade na ultima sexta-feira à noite (18/09). O processo está concluso: a juíza vai decidir se remete o caso ao júri popular ou não.


Fonte: Dados colhidos pelo Blog Toni Silva Sorocaba

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

NOTA DE FALECIMENTO

Foto do Facebook de Vera Lúcia de Oliveira Castanho (filha) 

Faleceu nesta Quarta-Feira (16/09), a senhora MARIA DE LURDES GOES OLIVEIRA com 88 anos de idade, moradora no Bairro Jardim Paiotti em Pilar do Sul.

Seu corpo estará sendo velado no Velório Municipal de Pilar do Sul.

Seu sepultamento se dará nesta Quinta-Feira (17/09), às 09hs no Cemitério Municipal São João Batista no Centro de Pilar do Sul.

A Família enlutada as nossas condolências.

Dados fornecidos pela Funerária da Paz