sábado, 11 de fevereiro de 2017

Tiaras ou faixas na cabeça dos bebês podem causar-lhes refluxo e insônia


As mamães adoram colocar coisinhas na cabeça dos seus bebês, não é verdade? Especialmente quando são meninas. No entanto, se você gosta de colocar faixas, fitas ou tiaras na cabeça do seu bebê, tenha muito cuidado para que não apertem nem incomodem sua pequena cabeça. O Dr. José Eduardo de Souza, osteopata brasileiro, escreveu no seu perfil no Facebook, uma experiência que teve em uma das suas consultas, e que tem gerado muitas discussões. Segundo ele, o uso desses acessórios na cabeça do bebê pode causar-lhe refluxo gastroesofágico e insônia.

A fita é um acessório usado pelos pais e nos parece inofensiva, mas o osteopata diz que é necessário observar o comportamento dos bebês quando utilizam esse tipo de acessório na cabeça. Se o bebê dorme mal após tê-lo usado, e isso coincide com algum sintoma de refluxo, o melhor é deixe de colocá-lo no bebê. O médico lembra que ‘os ossos da cabeça dos bebês ainda estão em formação. Diferentes fatores podem alterar o seu movimento e sua flexibilidade. E um desses fatores pode alterar seu movimento e sua flexibilidade. E um desses fatores podem ser as tiaras’.

O osteopata recomenda que quando os pais quiserem colocar tiaras, fitas ou faixas ou o que seja na cabeça do seu bebê, que dêem preferência às que sejam macias ou que não comprimam sua pequena cabeça. Quanto aos laços, ele diz que pode causar menos incômodos ao bebê, ‘mas não insista se o seu bebê não quiser usá-lo. Pode ser que a raiz do seu cabelo seja mais sensível’.

Segundo o osteopata existem estudos que correlacionam os problemas com o uso de acessórios. Esses estudos avaliam que a sutura occitomastóidea (sutura do crânio entre o osso occipital e a porção mastóidea do osso temporal) pode sofrer uma compressão devido ao uso de uma faixa. O nervo vago (responsável de muitas respostas sensitivas e motoras – musculares – do intestino) passa muito próximo desse local, mais precisamente forame jugular e pode alterar seu funcionamento, gerando os sintomas apresentados pelo bebê.

No caso do seu bebê apresentar alguns desses sintomas por má utilização por faixas, segundo os especialistas, você tem que apenas deixá-las de usar e os sintomas desaparecerão. Nos casos mais insistentes, os pais devem buscar orientação de um pediatra.

O uso correto das tiaras, faixas e fitas nos bebês


Efetivamente, existem pais que colocam faixas e tiaras muito apertadas na cabeça do bebê para evitar que caiam. E muitas vezes não entendem por que o bebê chora, mostra-se irritado, incômodo ou não consegue dormir porque não relacionam esses sintomas com o mau uso desses acessórios. É importante que se tenha muito cuidado com o que se coloca na cabeça dos bebês porque da mesma forma que pode causar-lhe doenças, as tiaras podem ser arrancadas e se enforcar. Na hora de comprar esse tipo de acessório para o bebê, que optem pelos tecidos delicados que não apertem. Comodidade e segurança são a receita ideal para quando os pais vão comprar qualquer roupa ou acessório para o seu bebê.

Fonte: Guia Infantil.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário