quarta-feira, 10 de maio de 2017

Está se tornando impossível pagamento de contas em Pilar do Sul


A população esta indignada com a dificuldade que estão encontrando para realizar o pagamento de suas contas. Como se já não bastassem as filas enormes nos bancos que ainda estão operando precariamente (Banco do Brasil), agora a agência da lotérica, localizada no prédio do Supermercado Central Park, a agência do correio e alguns comércios também estão lotados.

Pagamento do IPTU
A maior dificuldade que a população esta encontrando é com o pagamento do carnê do IPTU. “Fui tentar pagar meu carnê como sempre fiz nos anos anteriores no caixa eletrônico do Bradesco, e foi negado o recebimento. De acordo com informações colhidas na agência, o Bradesco não esta aceitando essa cobrança porque a prefeitura exigiu que fossem recebidos na “boca do caixa” e isso não seria possível para a agência. Conversando com o setor competente da prefeitura, a alegação foi outra, o Bradesco não quis participar da chamada pública 03/2016. O Bradesco inclusive protocolou na prefeitura um oficio com algumas perguntas onde a prefeitura efetuou suas respostas como esta: 10. Podemos optar pelo não recebimento dos documentos/tributo na mídia guichê de caixa? Ou seja, podemos participar do credenciamento apenas nas mídias eletrônicas e Bradesco Expresso?
Resposta: Não, a Instituição Financeira que efetuar o credenciamento aceita o recebimento por Canal de Atendimento em Guichê de Caixa e Canais de Internet e Autoatendimento que dispuser, tendo em vista que por se tratar de cidade de interior, muitos contribuintes não possuem conta em banco ou preferem o pagamento por guichê de caixa. Com essa impossibilidade, e na atual situação que se encontra Pilar do Sul com relação à segurança, eu tive que ir até o Bradesco onde tenho conta, retirar a importância, ir até o Banco do Brasil que não aceitou pagamento em dinheiro, me deslocar até a lotérica onde a fila estava saindo pelo ladrão e realizar o pagamento da primeira parcela, tudo isso com dinheiro na bolsa, correndo o risco de ser assaltada”, desabafou uma munícipe extremamente revoltada.

A fisionomia das caixas da lotérica era visivelmente de pessoas que estavam esgotadas e cansadas, devido o numero enorme de atendimento que estavam fazendo por essa dificuldade nas agências bancárias, e também, porque os outros locais que fazem recebimentos não atendem a todos os pagamentos cabendo assim o acumulo de contas somente para a lotérica. “Isso é um absurdo, pessoas deficientes, idosos, crianças de colo chorando e essa fila enorme aqui na lotérica, estou há mais de 45 minutos na fila preferencial e a outra fila esta andando mais rápida porque, para nosso atendimento somente um caixa e para os demais, três caixas, além disso, estamos correndo sério risco com tantas pessoas aglomeradas”, declarou um senhor que estava com muletas na fila.

Diante dessa situação, ficou evidente que além do transtorno que os contribuintes estão tendo que enfrentar para poderem realizar o pagamento de suas contas, a prefeitura também estará perdendo porque, muitos munícipes optam pelo pagamento da cota única do IPTU, mas, por estar ocorrendo essa tamanha dificuldade e como os locais que realizam os recebimentos (lotérica, correio e demais locais), só aceitarem pagamento em dinheiro até o valor de R$ 700,00 (setecentos reais), o munícipe que não tiver conta corrente nos bancos credenciados para recebimento desse tributo (Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), estarão realizando o pagamento em parcela, com isso, obviamente estará entrando menos dinheiro aos cofres públicos.


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